Alunos de diferentes culturas participam de desafio internacional de empreendedorismo
20 de janeiro de 2016
Compartilhe:

 eesc desafio internacional 09 site

O evento acontece desde 2007, quando a Hong-Kong University of Science and Tecnology (HKUST), da China, teve a iniciativa de propor anualmente um desafio diferente para que alunos de graduação desenvolvessem com excelência e em um curto prazo projetos de negócios na área de tecnologia e inovação com a participação da Universidade de São Paulo, da University of Illinois Urbana-Champaign, dos Estados Unidos e da Universität Bayreuth, da Alemanha.

 

A décima edição contou com a organização do professor do Departamento de Engenharia de Mecânica (SEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Marcelo Becker, e propôs aos participantes apresentarem uma ideia inovadora de aplicação para drones. “O principal benefício do concurso foi proporcionar um aprendizado constante aos alunos, com foco na visão e na percepção do mercado empreendedor de tecnologia e inovação”.

 

A abertura do evento ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e contou com a presença do diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, o coordenador da Agência de Inovação – polo São Carlos, professor Vanderlei Salvador Bagnato, e os respetivos docentes representantes das instituições estrangeiras.

 

Posteriormente, os participantes foram divididos em oito grupos – Scifly, Light Equipment Drone Transport, Nemo, Beebe, Safe Drone, Resc Zeus, AeroPaint e Game of Drones – com seis integrantes cada, de nacionalidades diferentes, para que as barreiras culturais e linguísticas fossem quebradas e as ideias individuais fossem discutidas até o consenso do melhor projeto a ser apresentado.

 

A estudante Wami Ogunbi da Univesity of Illinois at Urbana-Champaign comentou que o maior desafio foi a barreira cultural dos colegas de equipe. “Já estive em outros países e tive a oportunidade de trabalhar com diferentes nacionalidades; eu sabia das dificuldades que teria com a comunicação. Mas é sempre uma grande experiência compreender outras culturas”, destacou a americana.

 eesc desafio internacional 21 site

Durante uma semana, os participantes se desligaram do mundo externo e se abrigaram nas dependências da USP para mergulharem de cabeça nos projetos. Ao final do trabalho de cada dia, os alunos apresentavam os projetos para os mentores que tinham a função de instruir e direcionar no sentido de aperfeiçoamento das ideias. “Os grupos participaram de workshops, fizeram estudos de caso e resolveram problemáticas que serviram como base de conhecimento para a evolução dos projetos”, explicou o Becker.

 

Nesse período os participantes também realizaram visitas à TAM, Xmobots Aeroespacial e Defesa, assim como à Embrapa Instrumentação, em São Carlos, onde puderam aprofundar mais o conhecimento sobre empreendedorismo, mercado de trabalho, inovação e tecnologia.

 

Na sexta-feira os competidores foram até a cidade turística de Brotas, conhecida por oferecer atrações de esportes radicais e trilhas em meio à fauna e à flora da região, com o objetivo de relaxarem. “É importante no meio do processo e da pressão do desafio, que eles tenham um momento de descanso para diminuírem o nível de nervosismo e ansiedade da final”, explicou o organizador.

 

Na grande final, os estudantes estavam ansiosos, porém muito confiantes em suas ideias. Cada grupo teve 20 minutos para exposição e para perguntas e respostas. A cada quatro apresentações os jurados seguiam até uma sala separada para opinarem sobre as notas dos trabalhos.

 

Ao retornarem para o Auditório, os últimos quatro trabalhos foram apresentados e novamente o júri se reuniu para validar as notas. No fim, o anúncio dos vencedores foi feito: com a proposta de aplicação de drones para jogos interativos, o grupo Game of Drones foi o campeão. “Planejamos um centro de encontro de amigos e familiares para que experimentem o que há de novo no universo dos drones, propondo um novo ambiente para o usuário interagir com a tecnologia, com diversão, contato com novos amigos, expandir suas redes sociais e ainda fazer uma boa refeição”, comentou o integrante da equipe João Gabriel Monteiro de Mendonça.

 eesc desafio internacional 82 site

Outro membro da equipe, Felix Renz da Universität Bayreuth, resumiu que foi um desafio difícil, mas gratificante ao mesmo tempo, pois o projeto convenceu o júri do potencial da ideia e da boa oportunidade de negócio. “Foi um trabalho muito criativo, trabalhamos bastante e argumentamos bem nossa ideia; foi impressionante ver o resultado e aprovação pelos jurados”, comentou o estudante alemão.

 

O júri foi composto pelos especialistas nas áreas acadêmicas e do mercado de trabalho, entre os quais estava o analista administrativo da Agência de Inovação da USP, Eduardo Vieira de Brito, que considerou as apresentações excelentes e um trabalho final bem feito. “O júri tinha a posição dos investidores, e o projeto vencedor mostrou a possibilidade de ser escalonado, ser aplicado em diversos lugares do mundo e gerar um retorno grande de investimento e um curto prazo para implantação”, salientou Brito.

 

Para o coordenador de engenharia da TAM, João Paulo Panssieira, o nível de capacidade dos alunos foi muito bom. “Eles mostraram entender a parte de análise de mercado e lidar bem com as diferenças de culturas. Com certeza são fortes profissionais para o mercado de trabalho, com o perfil que empresas precisam”, afirmou o jurado.

 

Para Becker, o evento foi um sucesso, e as equipes superaram as expectativas com as apresentações finais. “Os professores e os alunos elogiaram a estrutura oferecida e se sentiram bem recebidos. As equipes formadas se empenharam bastante para alcançarem os objetivos, defenderam excelentes ideias focadas em várias aplicações e com certeza tiveram uma experiência ímpar que fará diferença no futuro profissional”, destacou o docente.

 eesc desafio internacional 81 site

No próximo ano, a competição ocorrerá na HKUST, e em breve serão divulgadas informações sobre o processo de inscrição dos interessados.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

 

{gallery cols=4}/noticias/2016/tmibpc10/galeria{/gallery}


Veja também