Excelência: EESC recebe cinco menções honrosas em simpósio científico da USP
20 de janeiro de 2016

eesc 23 siicusp premiacao site

Para o presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) da EESC, professor Oscar Maurício Hernandez Rodriguez, o número de trabalhos premiados da Unidade é muito expressivo. “Dos 506 trabalhos classificados de todos os campi da USP para a segunda fase do evento, conquistamos cerca de 10% das menções honrosas entregues. Foi um ótimo resultado e destaque para EESC”, ressaltou o presidente.

O SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizados por alunos de graduação da Universidade e de outras instituições nacionais e internacionais. Anualmente a EESC realiza o Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (CICTE), que precede e classifica os melhores trabalhos para a segunda fase do SIICUSP.

Entre os trabalhos premiados na última edição, estava o da aluna do curso de Engenharia Civil, Denise Capasso da Silva, orientada pelo professor do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, Antônio Nelson Rodrigues da Silva, a qual apresentou o trabalho Aplicação do mapa de acessibilidade estrutural à cidade de São Carlos.

Com o título Flash Sintering de vidro soda-cal-sílica em tratamento não isotérmicos, o trabalho do estudante do curso de Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), Guilherme Sequeto, orientado pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência em Engenharia de Materiais da EESC, Marcelo Gomes Bacha, também foi um dos premiados. Do curso de Engenharia Mecânica da Escola, o aluno Matias Gomes dos Santos Neto também foi um dos contemplados com o trabalho Correlação entre energia específica de corte e energia Charpy empregando torneamento ortogonal criogênio, tendo sido orientado pelo docente do Departamento de Engenharia de Mecânica (SEM), Alessandro Roger Rodrigues.

O aluno do curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação, Rafael Augusto Mariano, orientado da professora do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, Vilma Alves de Oliveira, também obteve o título de destaque com o trabalho Interface Matlab/PIC para identificação e controle de um motor de corrente contínua, desenvolvido como parte das atividades do Laboratório Integrad-EESC. Por fim, o trabalho do aluno do curso de Engenharia Mecânica, Willian Ciletta, intitulado Implementação de um modelo teórico para estudo de tubos de calor pulsados, que foi orientado do professor do SEM, Cristiano Bigonha Tibiriçá, completou a lista dos premiados da Escola.

Além dos cinco trabalhos citados, a aluna do curso de Engenharia de Computação, oferecido em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Elisa Jorge Marcatto, também recebeu menção honrosa por um trabalho inscrito naquela unidade e desenvolvido sob a orientação do professor do ICMC Júlio Cezar Estrella.

Segundo o presidente da CPq, o critério mais significativo para os avaliadores é a qualidade do trabalho apresentado. Além disso, a boa revisão da literatura, a relevância dos resultados e a motivação do autor durante a pesquisa também têm grande importância. “A cada quesito é dada uma nota, portanto devemos ressaltar que os trabalhos escolhidos receberam as melhores notas dos avaliadores”, salientou o Rodriguez.

Ele ainda ressaltou que a iniciação científica é mais uma atividade extracurricular para os alunos de graduação e que os benefícios são vários. “O aluno não aprende apenas a decodificar uma série de informações e técnicas para a carreira acadêmica, mas que também podem ser úteis para a carreira no mercado de trabalho em várias áreas do conhecimento”, comentou o presidente da Comissão.

Prêmio Destaque CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP indicará seis trabalhos para o 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2015 do CNPq. Foram elegíveis quatro alunos da EESC, sendo eles: Denise Capasso da Silva, Matias Gomes dos Santos Neto e Willian Ciletta, de iniciação científica; e do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, Luiz Carlos Cambuim Machado,  com o trabalho de iniciação tecnológica Compostos de polipropileno e fibra de polpa de eucalipto: Processo de dispersão de polpa modificada por polimerização admicelar em matriz de polipropileno, orientado pelo professor do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC, Antonio José Felix de Carvalho.

Nessa edição, a premiação será de R$ 7 mil, além da participação na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2016) e de uma bolsa de mestrado.

JNIC

Os alunos da USP contemplados com Menção Honrosa também serão indicados para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 3 a 9 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, em Porto Seguro.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Foto: Pró Reitoria de Pesquisa da USP