Docentes do SEP aplicam disciplinas por meio do aprendizado baseado em projetos
21 de dezembro de 2015

Esse método de ensino tem se tornado cada vez mais relevante para a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP por permitir uma nova interação do aluno com a aprendizagem. Dois casos de sucesso são as disciplinas Práticas em Processos de Fabricação Mecânica, ministrada pelo professor Eraldo Jannone da Silva, e Projetos de Investimento, ministrada pela professora Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto.

Alunos de Engenharia Mecânica projetam um estampo de dobra

Em cumprimento à disciplina SEP 0275 – Práticas em Processos de Fabricação Mecânica, ministrada pelo professor do Departamento de Produção (SEP) Eraldo Jannone da Silva, 40 alunos do quarto ano do curso de Engenharia Mecânica da EESC foram submetidos a aulas práticas para vivência e experimentação dos principais processos de fabricação utilizados nas indústrias metal-mecânica.

eesc apresentacao pitch disciplinas sep 01 site

Os estudantes foram divididos em grupos de cinco integrantes cada e desempenharam funções estratégicas, como coordenador, processista do plano de operações, entre outros, para produzirem peças que no final foram unidas para formação de um conjunto mecânico: um estampo de dobra. Para tanto, os grupos tiveram que determinar quais processos seriam aplicados na produção das peças indicadas, definindo quais parâmetros, ajustes e tolerâncias dimensionais seriam utilizados. “A nova proposta tornou a experiência completamente ativa. Ao invés de apenas visualizar um processo de fabricação, os próprios alunos foram os processistas”, definiu o docente.

Foi avaliada a estratégia escolhida pelo grupo ao determinar os processos de fabricação empregados, tolerâncias dimensionais e parâmetros de controle. A banca foi composta, além de Silva, pelos professores do SEP, João Fernando de Oliveira e Marino Resende, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), Alex Camilli Bottene e o aluno de graduação do curso de Engenharia de Produção e monitor da Bolsa Monitoria, Marcelo Terra Cassani. “Foi surpreendente ver como alguns alunos se destacaram e abraçaram o papel por eles desempenhado. Outro ponto muito observado foi a profundidade das discussões técnicas nas apresentações de entrega, como o empenho em entenderem os processos e estarem confiantes em discutir com a banca de avaliação”, destacou o Silva.

Um diário de bordo foi elaborado com todo histórico do projeto, além do acompanhamento de tutores, professores e monitores no trabalho, para fornecerem os ‘feedbacks’ a fim de orientar melhorias e sugerir caminhos. “Ao final, conseguimos avaliar todo o ciclo de conhecimento esperado para engenheiros mecânicos processistas ou como gerentes de produção em empresas com linhas de usinagem, além dos quesitos: trabalho em grupo, habilidades em comunicação, liderança e capacidade de solucionar problemas foram exercitadas”, concluiu o Silva.

Estudantes avaliaram a viabilidade de um novo negócio para empresa

Alunos do curso de Engenharia de Produção matriculados na disciplina SEP 0567 – Projetos de Investimento realizaram um estudo de caso em cooperação com as empresas Braincare Health Technology e OTTO Auto Parts Importação e Comércio LTDA, sobre um novo método para medição de pressão intracraniana não-invasiva.

eesc apresentacao pitch disciplinas sep 23 site

A disciplina, ministrada pela professora do SEP, Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto, tem como objetivo preparar os estudantes para a avaliação de viabilidade de novos negócios. Durante o desafio, os grupos de pesquisa funcionaram por quatros meses como empresas de consultoria com seis integrantes cada, recebendo dados reais das duas instituições parceiras para que fossem avaliados as decisões relativas aos investimentos e fontes de recursos que determinariam, entre outros aspectos, o risco inerente ao negócio, o risco financeiro e as projeções de resultados do empreendimento. “Foi um trabalho altamente cooperativo”, destacou a professora.

Ao final dos trabalhos, foi realizado um evento para marcar também o fechamento do bloco de disciplinas de Economia e Engenharia Econômica, no qual ocorreu a apresentação e a premiação para  dois grupos, um para cada categoria o “melhor para o mercado” e o “melhor trabalho acadêmico”.

Os estudantes apresentaram os estudos para duas bancas, sendo uma composta por representantes das empresas e outra composta por alunos de pós-graduação. A primeira avaliou os trabalhos quando às questões técnicas e mercadológicas e a segunda qualificou as apresentações quanto aos pontos conceituais.

Além dos resultados, os alunos foram analisados também na assertividade, confiança na apresentação, postura e clareza. “Os desafios foram grandes, desde as dificuldades inerentes ao trabalho desenvolvido com dados reais como no desenvolvimento do relacionamento entre os grupos de pesquisa e as empresas”, explicou a professora.

O grupo premiado na categoria “o melhor para o mercado” foi a Consultoria R&R e como “o melhor trabalho acadêmico” EV Consultoria. Daisy ainda destacou também o trabalho do grupo Queens Consulting que, apesar de não ter sido premiado, atingiu excelência nos resultados.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques