1ª Mostra de Projetos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais é realizado no NUMA
21 de dezembro de 2015
Compartilhe:

A 1ª Mostra de Projetos do Departamento de Engenharia Mecânica em conjunto com o Núcleo de Manufatura Avançada (SEM-NUMA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP ocorreu no dia 3 de dezembro e foi organizada pela professora Zilda de Castro Silveira, do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM), e teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de um projeto de engenharia e as soluções conceituais geradas pelas disciplinas SEM 0522 - Teoria e Metodologia de Projeto e SEM 5910 – Introdução à Metodologia de Projeto em Engenharia. Ainda como objetivo complementar, o evento promoveu a interação entre os alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, docentes e especialistas.

Ambas as disciplinas são oferecidas aos alunos de pós-graduação do SEM e também aos alunos de graduação do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura. A proposta foi o desenvolvimento de um utensílio de pia, cuja aplicação e público alvo foram definidos pelos 13 grupos participantes.

O evento foi realizado no formato de uma feira no saguão de entrada do NUMA no dia 3 de dezembro, e contou com cerca de 90 participantes, incluindo alunos, convidados e docentes do SEM. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas equipes ao longo do segundo semestre deste ano e os resultados foram apresentados sob a forma de pôsteres e de protótipos com auxílio da impressão 3D no âmbito de visualização e funcionalidade. 

eesc eventos de apresentacoes de traballhos 01 site

A avaliação dos trabalhos foi feita por docentes, especialistas e alunos de pós-graduação e graduados, entre eles: o engenheiro Mestre em Ciências do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer na Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT-3D), Paulo Inforçatti Netto, o servidor da Agência de Inovação da USP Pólo de São Carlos, Eduardo Brito, a professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Manufatura, Márcia Branciforti, os professores do SEM, Carlos Alberto Fortulan e Alessandro Roger Rodrigues, e os professores SEP, Daniel Amaral e Janaina Mascarenhas da Costa.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Arquivo pessoal 

 

{gallery cols=4}/noticias/2015/mostra_trabalhos/zilda{/gallery}


Veja também