Projeto Semente participa de evento global de programação
18 de dezembro de 2015

eesc a hora do codigo semente 14 site

A Hora do Código é um movimento global que tem como objetivo convidar pessoas de qualquer faixa etária a participarem, durante uma hora, de uma série de desafios on-line, intuitivos e lúdicos de programação. A intenção desse movimento é desmistificar a dificuldade sobre a programação e provar que todos têm a capacidade de aprender os fundamentos básicos da computação.

O evento ocorreu com os associados do Projeto Pequeno Cidadão, implementado no Campus 1 desde 1997 em uma parceria com a empresa KPMG e que atende cerca de 220 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, em complemento ao sistema público de ensino.

Os alunos foram divididos em duas turmas por faixa etária com aproximadamente 35 alunos nos períodos da manhã e da tarde, no laboratório da Seção Técnica de Informática (SCINFOR). No final todos os integrantes do evento receberam um certificado de participação.

Há um ano no projeto Semente, André Henrique Victor da Silva, de 12 anos, foi um dos participantes da Hora do Código e um dos primeiros a finalizar as tarefas on-line. “Os jogos fazem com que a gente tenha muita atenção e pense bastante para achar a solução e chegar até o final do desafio. No começo parece ser difícil e complicado, mas não é”, afirmou.

eesc a hora do codigo semente 07 site

Nessa edição, duas alunas do projeto que já tinham se envolvido em edições anteriores foram selecionadas como monitoras mirins para ajudarem os colegas com dificuldade na compreensão do desafio ou no esclarecimento de dúvidas. “Acho muito legal ensinar uma coisa que eu já fiz e aprendi, mas ao mesmo tempo é difícil explicar como fazer sem dar a resposta, tive que usar exemplos parecidos”, falou Isabelly Pereira, de 11 anos.

Um dos fundadores do Projeto Semente, Leonardo Ruli comentou que o evento vem ao encontro dos propósitos do grupo de extensão: ensinar conteúdos básicos de informática, robótica, engenharia, programação e ferramentas tecnológicas, por meio da gameficação – que é o conceito de aplicar a ideia de jogos como facilitador do aprendizado.

“Todo conhecimento adquirido por meio das ferramentas tecnológicas pode ser usado não apenas para a formação educacional, mas também para as atividades simples e cotidianas. Nesse evento, os conceitos da programação colaboram muito para aumentar o domínio das ferramentas tecnológicas e no desenvolvimento do raciocínio lógico”, explicou Ruli.

Sobre o projeto Semente - O projeto se iniciou em 2014 pela iniciativa dos alunos do curso de Engenharia de Produção da EESC, Leonardo Ruli, e Engenharia Mecânica, Adelmo Eloy, com o propósito desenvolver atividades com crianças e jovens do Projeto Pequeno Cidadão por meio de aulas de conteúdos que abrangem as áreas de engenharia, tecnologia, informática e robótica.  Hoje o projeto possui cerca de 28 alunos voluntários da EESC e de outras unidades do campus da USP em São Carlos, sob a orientação de docentes.

eesc a hora do codigo semente 06 site

As aulas são divididas em cinco módulos: introdução à tecnologia, pensamento computacional, desenvolvimento de produto, design thinking e oficina de projetos. Atualmente participam do projeto Semente 50 jovens que estão divididos em turmas nos períodos manhã e tarde, com aulas duas vezes na semana. A expectativa é que a partir do primeiro semestre de 2016, seja inserida mais uma turma de alunos.

informação

Projeto Semente – Leonardo Ruli Tel.: (16) 3373-9431 E-mail: leonardoruli@gmail.com

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques