Ex-diretor Eugenio Foresti é empossado membro titular da Academia Nacional de Engenharia
15 de dezembro de 2015

eesc foresti nomeacao membro ane 1 Foresti foi vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola por 42 anos, ministrando aulas na graduação e pós-graduação e não esperava receber esse título. “Minha atuação sempre foi na universidade. Nunca atuei profissionalmente na engenharia, por isso fiquei lisonjeado e até surpreso com a indicação e eleição para membro permanente da ANE. Senti que meus familiares e os alunos ficaram igualmente felizes. Espero que esse fato sirva de incentivo para os alunos com os quais convivo no laboratório e que buscam aprofundar o conhecimento na área de engenharia ambiental através da pesquisa, à qual me dediquei intensamente ao longo dos meus anos de docente na EESC”, explicou o docente.

Foresti ainda destacou que ser nomeado membro titular demonstra a preocupação que a Academia tem, conforme afirmado pelo seu presidente, professor Paulo Augusto Vivacqua, em aproximar universidades e empresas. “Entre os empossados estão muitos engenheiros de renome nacional e internacional que atuam na área de projeto e consultoria. Acredito que a nomeação de profissionais e pesquisadores, unindo esforços, contribui muito para o desenvolvimento do país em vários aspectos”, definiu Foresti.

O professor não deixou de ressaltar o valor que a nomeação reflete no posicionamento da Escola como uma instituição de referência e qualidade no ensino, pesquisa e extensão e na formação de engenheiros. “Para a instituição, esta nomeação reconhece o cumprimento de sua missão em prol da sociedade, agregando valor à imagem e história da EESC junto com outros destaques já recebidos”, afirmou o docente.

eesc foresti nomeacao membro ane 2 Essa nomeação é mais um reconhecimento na carreira do docente, que é membro desde 2011 da Academia Brasileira de Ciências e já foi diretor da EESC durante a gestão de 1999 a 2003. Além disso, também chegou a ocupar os cargos de vice-diretor, chefe do antigo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e de representante da EESC no Conselho Universitário da USP. Atualmente, Foresti está aposentado, mas continua em atividade na Escola, atuando em pesquisa no Laboratório de Processos Biológicos do SHS, orientando alunos e ministrando disciplinas de pós-graduação para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento.

O atual diretor da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, parabenizando Foresti pelo feito, destacou que a ANE é uma importante associação na área com a missão de fortalecer uma engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade. “É um orgulho para mim e para toda comunidade acadêmica receber a notícia desta nomeação do professor Foresti, que contribuiu muito ao longo de sua carreira em prol da EESC, como docente e também ex-diretor da Unidade. Com certeza este reconhecimento trará mais prestígio para Escola e uma referência do nosso ensino para toda sociedade e as áreas da engenharia”, destacou o diretor.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques e arquivo pessoal do professor