Comissão de Sustentabilidade da EESC realiza treinamento para organização de eventos acadêmicos
12 de novembro de 2015

eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 01 site

As atividades foram ministradas pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento Tadeu Malheiros, membro da Comissão, e pelo engenheiro de produção Maicom Brandão. Também estiveram presentes a educadora ambiental e integrante da CS, Patricia Cristina da Silva Leme, e a estagiária Aline Doria de Santi.

A proposta do encontro partiu da empresa júnior, visando promover o contato de sua equipe com os princípios da gestão de eventos sustentáveis e as ferramentas que ajudam a mensurar impactos ambientais, além de coletar referências sobre como colocar em prática esse conhecimento. O público esteve composto por 16 alunos de graduação, entre membros da EESC jr. e outros interessados que organizam diversos eventos internos e externos à Escola.

A atividade foi iniciada com uma exposição proferida por Malheiros sobre os conceitos e indicadores da sustentabilidade em sua forma globalizada e cotidiana. Além da temática de eventos, a apresentação ofereceu subsídio para que cada participante analisasse como suas práticas diárias impactam o meio ambiente, a fim de estimular posturas mais conscientes.

eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 05 site

Posteriormente os alunos receberam exemplares da obra Sustentabilidade em Eventos Acadêmicos - guia prático para Instituições de Educação Superior (EESC-USP, 2014, 100 páginas, gratuito) e foram convidados a participar de uma atividade dinâmica aplicada por Brandão, que é coautor do guia, com o intuito de demonstrar como ações sustentáveis podem ser inseridas na organização de eventos antes, durante e após a sua realização. O engenheiro também ofereceu ferramentas de avaliação para que os participantes realizem uma análise contínua e classificatória das metas cumpridas.

De acordo com a analista da EESC jr., Ligia Gallassi, essa atividade dinâmica permitiu que os participantes criassem um consenso sobre o que é sustentabilidade de fato, já que existem diversas interpretações diferentes. “Muitas pessoas acham que compensação ambiental é sustentabilidade, mas na verdade, se seu processo fosse realmente sustentável, um evento não precisaria de compensação ambiental”, comentou.

Ligia também afirmou que, com o treinamento, os membros EESC jr. pretendem implementar os conhecimentos adquiridos nos encontros que promovem, como o Mercado, Projeto Desenvolver e Top Of Mind, adotando práticas sustentáveis e analisando os respectivos indicadores para acompanharem a evolução dessa iniciativa.

eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 02 site

Para Patrícia a atividade vai ao encontro de parte das atribuições da CS que indicam a necessidade de desenvolver e difundir políticas e práticas orientadas à sustentabilidade. “Foi um treinamento muito proveitoso e gratificante para a Comissão de Sustentabilidade, que vem solidificando e promovendo a temática no campus através de ações e projetos. Contar com o apoio e o interesse dos alunos é uma grande contribuição para alcançarmos nossos objetivos”, comentou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Maicom Brandão