Comissão de Sustentabilidade da EESC realiza treinamento para organização de eventos acadêmicos
12 de novembro de 2015
Compartilhe:

 eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 01 site

As atividades foram ministradas pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento Tadeu Malheiros, membro da Comissão, e pelo engenheiro de produção Maicom Brandão. Também estiveram presentes a educadora ambiental e integrante da CS, Patricia Cristina da Silva Leme, e a estagiária Aline Doria de Santi.

 

A proposta do encontro partiu da empresa júnior, visando promover o contato de sua equipe com os princípios da gestão de eventos sustentáveis e as ferramentas que ajudam a mensurar impactos ambientais, além de coletar referências sobre como colocar em prática esse conhecimento. O público esteve composto por 16 alunos de graduação, entre membros da EESC jr. e outros interessados que organizam diversos eventos internos e externos à Escola.

 

A atividade foi iniciada com uma exposição proferida por Malheiros sobre os conceitos e indicadores da sustentabilidade em sua forma globalizada e cotidiana. Além da temática de eventos, a apresentação ofereceu subsídio para que cada participante analisasse como suas práticas diárias impactam o meio ambiente, a fim de estimular posturas mais conscientes.

 eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 05 site

Posteriormente os alunos receberam exemplares da obra Sustentabilidade em Eventos Acadêmicos - guia prático para Instituições de Educação Superior (EESC-USP, 2014, 100 páginas, gratuito) e foram convidados a participar de uma atividade dinâmica aplicada por Brandão, que é coautor do guia, com o intuito de demonstrar como ações sustentáveis podem ser inseridas na organização de eventos antes, durante e após a sua realização. O engenheiro também ofereceu ferramentas de avaliação para que os participantes realizem uma análise contínua e classificatória das metas cumpridas.

 

De acordo com a analista da EESC jr., Ligia Gallassi, essa atividade dinâmica permitiu que os participantes criassem um consenso sobre o que é sustentabilidade de fato, já que existem diversas interpretações diferentes. “Muitas pessoas acham que compensação ambiental é sustentabilidade, mas na verdade, se seu processo fosse realmente sustentável, um evento não precisaria de compensação ambiental”, comentou.

 

Ligia também afirmou que, com o treinamento, os membros EESC jr. pretendem implementar os conhecimentos adquiridos nos encontros que promovem, como o Mercado, Projeto Desenvolver e Top Of Mind, adotando práticas sustentáveis e analisando os respectivos indicadores para acompanharem a evolução dessa iniciativa.

 eesc treinamento sobre sustentabilidade comissao 02 site

Para Patrícia a atividade vai ao encontro de parte das atribuições da CS que indicam a necessidade de desenvolver e difundir políticas e práticas orientadas à sustentabilidade. “Foi um treinamento muito proveitoso e gratificante para a Comissão de Sustentabilidade, que vem solidificando e promovendo a temática no campus através de ações e projetos. Contar com o apoio e o interesse dos alunos é uma grande contribuição para alcançarmos nossos objetivos”, comentou.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Maicom Brandão


Veja também