Grupos de extensão de automobilismo são destaques em campeonato nacional
19 de outubro de 2015

eesc equipe formula campeonato nacional sae 07 site

Durante os dias de prova, a EESC-USP Formula SAE passou pela inspeção técnica – que avalia características de segurança, ruído, frenagem e angulação do carro – para verificar se o protótipo atendia às normas que regem a competição. Com tudo aprovado, o time seguiu para as oito baterias classificatórias, compostas por provas estáticas e dinâmicas, nas quais conquistou quatro primeiras colocações e ficou entre os dez primeiros lugares nas restantes.

Nas provas dinâmicas, a equipe conquistou os primeiros lugares nas baterias ‘skid-pad’ e ‘auto-cross’, seguidos do segundo lugar na avaliação de eficiência, a quinta posição no enduro (resistência) e a nona posição na etapa de aceleração. Nas provas estáticas ficou em primeiro lugar nas avaliações de custo e manufatura e projeto – essa última pela sétima vez no campeonato e pelo segundo ano consecutivo – e ocupou a décima posição na bateria de apresentação.

Foram resultados ótimos, e engana-se quem pensa que foi fácil chegar a essa conquista. Para obter o primeiro lugar, posição almejada há dez anos, a equipe teve que superar seu conhecimento técnico e colocar em prática toda resiliência para lidar com um imprevisto ocorrido nas últimas baterias. De acordo com o ex-diretor da equipe, Renan Stefanutti, o motor do protótipo começou a dar problemas e parou de funcionar várias vezes, a cada final de prova, deixando todos os membros apreensivos e incertos se conseguiriam competir nas baterias seguintes.

eesc equipe formula campeonato nacional sae 01 site

Frente ao obstáculo, a união e o empenho de todos os integrantes em busca da vitória fizeram toda a diferença contra a preocupação e o tempo escasso. O time também recebeu ajuda da equipe Poli Rancing, da Escola Politécnica da USP, provando que além do espírito competitivo também existe o de cooperação entre as equipes, e também de um patrocinador, que cedeu um espaço apropriado e ferramentas para realizar a manutenção do motor. Dessa forma o grupo conseguiu cumprir todas as baterias e chegar até o final da competição.

“Foram 300 quilômetros rodados antes da competição sem nenhum problema, para na última semana o motor apresentar falhas e não querer ligar. Eu nunca sofri e me cobrei tanto em tão pouco tempo. Mas como diria Rocky Balboa: ‘não é o quanto você apanha, mas o quanto você aguenta continuar’", citou o ex-diretor.

A cada competição a equipe – que é formada por alunos de graduação de diversos cursos de engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP – dedica-se quase que ‘full time’ ao projeto e ao desenvolvimento do protótipo, buscando melhorar os materiais e as tecnologias aplicadas. “É impossível nós como estudantes refazermos um carro do zero. Por isso a EESC-USP sempre opta por fazer a evolução dos protótipos de maneira conservadora e pensada, colocando todas as peças e materiais em análises e estudos de aperfeiçoamento para alterar e potencializar o carro ano após ano”, comentou Stefanutti.

Para os estudantes, além de soltar o grito de campeão e trazer o troféu para a Universidade, a satisfação de vencer está em cada lição aprendida, dificuldade superada e habilidade desenvolvida, tendo a certeza de que toda essa experiência não terá valor apenas enquanto graduandos de engenharia, mas também ao longo da vida e da carreira profissional.

eesc equipe formula campeonato nacional sae 06 site

“Mais importante do que ganhar um troféu é favorecer o desenvolvimento da engenharia, o aprimoramento dos engenheiros e a posição de destaque da EESC entre outras faculdades na formação de profissionais e na vanguarda dos melhores engenheiros do país. Se a avaliação de projeto que conquistamos por sete vezes servir como prova, estamos no caminho certo”, destacou Stefanutti.

EESC-USP Tupã

Com apenas três anos de formação, a equipe EESC-USP Tupã participou pela primeira vez da 12ª Competição SAE BRASIL – Petrobras de FORMULA SAE, tendo seu o carro pronto e apto para competir contra equipes veteranas como as da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), entre outras.

eesc equique tupa campeonato formula sae 02 site

O grupo não pôde participar das baterias dinâmicas, após serem reprovados na inspeção técnica da parte elétrica do carro, que avalia e confere o cumprimento das normas de segurança. Mesmo não participando de todas as provas da competição, a equipe ainda conquistou o terceiro lugar da classificação geral, alcançando boa pontuação nas provas de custo e manufatura, projeto e apresentação.

eesc equique tupa campeonato formula sae 06 site

“Na parte estrutural e mecânica o carro foi aprovado, já no sistema elétrico faltaram dois componentes com as mesmas especificações estipuladas para realizar as provas dinâmicas. Mesmo fora de algumas baterias, não desanimamos e fomos para as provas estáticas”, comentou o diretor de projetos elétricos da equipe, Jonatas Puspi da Silva.

“O terceiro lugar foi muito motivante; nossa primeira vez participando do campeonato e já trouxemos um troféu para a Universidade. Ficamos na expectativa até o último momento pelo resultado, e quando saiu constatamos que ficamos abaixo do segundo lugar por apenas três pontos. Tudo isso se deve ao aumento de membros que tivemos no último ano na equipe e que fez toda a diferença para unirmos força e dedicação para fazermos o melhor”, concluiu Puspi.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2015/sae{/gallery}