Necessidades e perspectivas do mercado trabalho são temas debatidos em evento
14 de outubro de 2015

O gerente industrial do grupo JBS, Gustavo Marinho, fez uma breve explanação sobre a empresa e seus valores, além do perfil ideal de um profissional, por meio da apresentação Mercado de Trabalho e desafios de se trabalhar em empresas alimentícias. Marinho destacou cinco características importantíssimas para o sucesso profissional: ter 'timing' - que é o senso de urgência -, capacidade decisão, bom relacionamento interpessoal, liderança e resiliência.

eesc sieel semana engenharia eletrica 03 site

“Quando a empresa contrata o recém-formado, não está o contratando pensando no seu atual potencial acadêmico, e sim na sua capacidade de crescer pessoal e profissionalmente para colaborar mais no futuro da empresa e assumindo novas responsabilidades”, afirmou Marinho.

Também esteve presente o diretor sul-americano da associação mundial The Instrumentation Systems and Society Automation (ISA), Marcilio Pongitori. A empresa atua na regularização de normas capacitação e certificação de profissionais, atestando a capacidade do engenheiro no exercício de determinadas funções da área.

eesc sieel semana engenharia eletrica 02 site

Para Pongitori, além do conhecimento técnico como formação básica, o engenheiro eletricista precisa ter habilidades específicas que podem ser adquiridas na prática, com trabalhos além das disciplinas aplicadas em sala de aula. Outro ponto muito importante é ter habilidade em falar outros idiomas. “O aluno que tem a vivência sempre sai na frente, aquele candidato que não realiza um estágio ou não adquiriu mais conhecimento participando de projetos de extensão em sua área, dificilmente conseguirá um bom cargo de início da carreira”, salientou o diretor.

Em uma apresentação interativa e dinâmica, o engenheiro da empresa Keysight Tecnologies, Maurício Kobayashi, falou sobre as Perspectivas no Mercado de Trabalho dos Futuros Engenheiros usando como exemplo situações atuais, a expectativa das inovações tecnológicas e a quebra de paradigmas na atuação desse profissional.

eesc sieel semana engenharia eletrica 04 site

“O engenheiro que não estiver atento às novas tendências e tecnologias ainda na universidade, não estará preparado para o futuro do mercado de trabalho e as perspectivas que prometem revolucionar diversas áreas. As grandes empresas procuram potenciais talentos que tenham uma visão além do alcance, com criatividade, curiosidade, dedicação e conhecimento avançado. Por isso, estejam atentos: esses serão os requisitos mais importantes para o sucesso profissional nos próximos anos”, destacou Kobayashi.

Sobre a SIEEL

Esta foi primeira edição da SIEEL, resultado da união do Integra Elétrica – Semana de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP - e da Semana da Engenharia Elétrica (SEMEL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento foi organizado por alunos de graduação do curso de Engenharia de Elétrica com a colaboração de docentes das duas instituições.

Para iniciar a Semana e dar as boas-vindas aos participantes, estiveram presentes na cerimônia de abertura o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, Ruy Altafim, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da EESC nas ênfases em Eletrônica e Sistema de Energia e Automação, José Carlos de Melo Vieira Junior, além do coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar, Celso Aparecido de França, e do professor também da UFSCar, Robson Barcellos.

eesc sieel semana engenharia eletrica 01 site

A programação contou com diversos assuntos da atualidade e de interesse aos futuros engenheiros, apresentados nos formatos de mesas-redondas, palestra, minicursos, workshops e visitas técnicas na AES Usina Hidrelétrica, Frescale, CPFL, GE, Hyundai e Volkswagen.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques e Umberto Patracon