Professores da EESC participam do Colóquio "Fabricação"
08 de outubro de 2015

O Colóquio inaugura as atividades do eixo Fabricação IEA-USP Polo São Carlos, que pretende congregar investigações nas mais variadas áreas do conhecimento – arquitetura, engenharias, computação, física, química, entre outras – que estejam dirigidas a pensar as potencialidades e os desafios que se abrem ao fabricar no contexto tecnológico contemporâneo, permeado por processos cada vez mais mediados e controlados numericamente.

No dia 14, às 20 horas, o professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Reginaldo Teixeira Coelho, irá participar da mesa de debate Centros Avançados de Manufatura, abordando tecnologias tridimensionais da indústria metal-mecânica atual. A professora do Departamento de Engenharia Mecânica Zilda de Castro Silveira irá compor a mesa de debate Open source e desenvolvimento de equipamentos, falando sobre desenvolvimentos de projeto de sistemas mecânicos em impressoras 3D, às 19h45 do dia 15.

Vinculada ao Colóquio, no dia 14 de outubro, às 17 horas, acontecerá a abertura da Exposição Homo Faber - Digital Fabrication in Latin America, no Centro Cultural da USP São Carlos, que realiza de forma inédita um mapeamento da fabricação digital dirigida ao campo da arquitetura no contexto da América Latina.

Como uma amostra do recente e já efervescente cenário da fabricação digital na região, a exposição apresenta um panorama do que 25 laboratórios de universidades, grupos de pesquisa, estúdios de arquitetura e ações independentes vêm investigando e produzindo na área. A mostra poderá ser visitada até o dia 13 de novembro.

Mais informações sobre o Colóquio e a Exposição podem ser encontradas clicando aqui.

informação

Instituto de Estudos Avançados Tel.: (16) 3373-9177 E-mail: ieasc@sc.usp.br