Destaque: Docente da EESC é nomeado para o Conselho Superior da FAPESP
07 de outubro de 2015

eesc joao fernando gomes de oliveira fapesp  4 site“Fui consultado pelo vice-governador, Marcio França, se concordaria em representar o governo no Conselho com a expectativa de que a FAPESP demonstre mais impacto de suas atividades na sociedade paulista como, por exemplo, na área de inovação. Logo me coloquei à disposição, por acreditar que posso contribuir nessa área”, informou Oliveira.

Também foram nomeados o docente Carmino Antonio de Souza e o engenheiro químico Pedro Wongtschowski. Os novos conselheiros assumem as vagas de Celso Lafer, Horácio Lafer Piva e Yoshiaki Nakano, que tiveram seus mandatos encerrados em 7 de setembro. Na mesma ocasião, José Arana Varela foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fundação pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 6 de outubro.

Oliveira ressaltou que irá saber mais sobre a dinâmica do Conselho Superior da FAPESP no início de suas atividades. Como atual conselheiro da Capes e do CNPq, acredita que irá desempenhar junto com os demais membros os processos de aprovação de orçamentos e contas, além de acompanhar o desenvolvimento dos programas das diretorias.

O Conselho possui 12 membros e é formado pelo presidente da Fundação, José Goldemberg, o vice-presidente Eduardo Moacyr Krieger e os conselheiros Fernando Ferreira Costa, João Grandino Rodas, José de Souza Martins, Maria José Soares Mendes Giannini, Marilza Vieira Cunha Rudge, Pedro Luiz Barreiros Passos e Suely Vilela, aos quais se juntarão agora os três novos, com mandato de seis anos.

Em sua composição, seis integrantes são nomeados pela livre escolha do governador do Estado e o restante é indicado por ele a partir de listas tríplices eleitas pelas universidades estaduais paulistas e pelas instituições de ensino superior e pesquisa, públicas e particulares, com sede no Estado de São Paulo.

Para o diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, a nomeação de Oliveira é um reconhecimento do intenso e competente trabalho desempenhado como docente e pesquisador da Escola, entre outras instituições de destaque nas áreas acadêmica, industrial e de inovação e tecnologia. “Para a comunidade da EESC, é um orgulho ter um de nossos docentes ocupando uma posição de destaque na FAPESP. A nomeação do professor João Fernando para o Conselho Superior da FAPESP confirma o reconhecimento à sua vasta contribuição para o ensino, a pesquisa, a inovação em engenharia, a formação profissional e ao desenvolvimento do país”, afirmou.

Sobre João Fernando Gomes de Oliveira

É engenheiro mecânico, professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC). Fez seu pós-doutorado na University of California, Berkeley, foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii). Em 2010, recebeu o Prêmio FCW da Fundação Conrado Wessel na Categoria Ciência Aplicada.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFoto: Nathália Nicola