Lafael Petroni, exemplo de cidadão e profissional em prol da sociedade
24 de setembro de 2015

eesc professor lafael petroni siteFoi com muito pesar que no último dia 19, amigos e familiares receberam a notícia de seu falecimento aos 97 anos. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de São Carlos, sendo posteriormente encaminhado à Catedral para uma missa de corpo presente com familiares e amigos. O sepultamento ocorreu no último domingo, dia 20, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.  A missa de sétimo dia será realizada nesta sexta-feira, dia 25, às 18h30, na igreja Nossa Senhora de Fátima, em São Carlos. Petroni era viúvo e deixa três filhos.

Ao longo de sua carreira como engenheiro civil, projetou e executou diversas obras em São Carlos, com destaque para a Catedral da cidade, em que foi o engenheiro de projeto e de execução. Além disso, teve participação também nas obras do Bloco E-1 da EESC, do Teatro Municipal de São Carlos (hoje reformado e descaracterizado), do Palácio Episcopal e seu anexo, da sede social do São Carlos Clube e da Praça Doutor Christiano Altenfelder Silva (Praça XV de Novembro).

Também participou da construção do antigo prédio da empresa Laticínios São Carlos e de uma passagem superior e duas inferiores da Linha Tronco da Companhia Paulista e da Estação de Tratamento de Água do SAAE, projeto no qual coordenou os trabalhos de captação de grandes recursos financeiros, envolvendo o Governo Federal e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês).

Como docente da EESC, teve uma trajetória destacada por prêmios e admirada por muitos alunos e colegas de trabalho. Carlos Alberto Ferreira Martins, atual diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP – criado em 2010 a partir do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC – lembra que quando ingressou na Escola, em 1978, Petroni já era professor titular, decano da área de tecnologia do programa de pós-graduação e, por vários mandatos, chefe do Departamento.

Um dos fundadores, juntamente com o também falecido professor Frederic Schiel, do Laboratório de Construção Civil da EESC, hoje vinculado ao IAU, Lafael foi pioneiro na pesquisa de uma nova tecnologia construtiva, a argamassa armada, que teve desde então um grande desenvolvimento e demonstrou extraordinárias qualidades construtivas e estéticas, sobretudo a partir de sua difusão por meio da obra de João Figueiras Lima, o Lelé.

Este sempre lembrava que no começo dos anos 70 buscava alternativas para o processo de industrialização da construção com elementos de concreto que havia explorado em sua colaboração com Oscar Niemeyer e veio a São Carlos, onde aprendeu com Lafael e Schiel as bases tecnológicas do que seria um dos diferenciais de sua obra, reconhecida nacional e internacionalmente.

Conhecido no meio são-carlense, sobretudo como autor do projeto estrutural da Catedral, a contribuição de Lafael está espalhada pelo Brasil inteiro, nas obras de Lelé”.

O professor aposentando do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC, Dante Angelo Osvaldo Martinelli, também comentou as lembranças guardadas da relação pessoal e profissional com Petroni.

O professor Lafael foi exemplar, quer como pessoa quer como profissional. Como pessoa, extremamente modesto, nunca alardeou sua cultura e sua competência profissional, as quais logo aprendi a admirar, assim como sua honestidade e integridade moral.

Sua ligação com a Escola iniciou-se antes mesmo de sua instalação, pois foi ele quem dirigiu, com toda a competência que o caracterizava, a construção do primeiro prédio da Escola, o E-1. Como professor sempre foi dedicado, atualizado e respeitado pelos alunos, pelos colegas e funcionários.

Durante meu mandato de diretor da EESC e Administrador do Campus, sempre contei com sua valiosa colaboração em todas as áreas, técnicas e administrativas, e sempre com a maior presteza e dedicação.

Minha mulher Julieta, que também trabalhou com Lafael no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, junta-se a mim num preito de admiração e muita saudade desse querido amigo e eminente engenheiro e professor”.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC