EESC jr. ganha "Prêmio de Excelência em Gestão" em encontro nacional do segmento
01 de setembro de 2015

eesc jr premio peg 01 siteA premiação ocorreu durante o XXII Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), fomentado pela Confederação Brasil Junior e que ocorreu entre os dias 13 e 17 de agosto, em Brasília, contando com a participação de mais de 2,3 mil membros de todo o Brasil. Para participar do evento, 40 integrantes da EESC jr. tiveram o apoio da Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e do Departamento de Engenharia de Produção no transporte para a capital do País, a fim de aproveitarem quatro dias de palestras, workshops e discussões sobre mercado, educação, política e sociedade, além de compartilharem práticas com outras empresas juniores.

O prêmio possui três categorias: 125, 250 e 500 pontos, que correspondem ao nível da estrutura organizacional da empresa júnior comparado a um modelo ideal pré-estabelecido. Das organizações vinculadas à Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), a EESC jr. alcançou a marca máxima, ganhando um troféu e um certificado, consolidando-se como referência nacional. Concorreram ao prêmio 83 empresas de 17 federações – que representam as EJs dos estados brasileiros – sendo que 15 foram premiadas dentro da escala de pontuação.

Para participar a equipe passou por duas etapas, sendo a primeira o preenchimento de um formulário com diversas questões que abordavam os critérios de liderança, estratégia, processos, projetos, clientes e gestão. As empresas que atingiram o nível mínimo de 25% da pontuação máxima já foram reconhecidas e passaram para segunda fase, na qual é realizada uma auditoria por meio de uma entrevista remota, avaliando 30 indicadores coletados dos últimos três anos de atividades.

Segundo o presidente da EESC jr., Klynsmann Diogo Cauduro Bagatini, para ter o reconhecimento a empresa precisa ter uma estrutura bem definida, avaliada e otimizada constantemente, mantendo um bom relacionamento com clientes, além de gestão e otimização de projeto e o gerenciamento de serviços, recursos humanos e área financeira.  “Tudo precisa estar funcionando bem para que o reconhecimento de modelo ideal de empresa aconteça”, salientou.

Além do prêmio, a EESC jr. também foi contemplada com a entrega do Selo EJ, um certificado que atesta a regularidade jurídica da empresa júnior por meio de uma série de documentação como CNPJ, estatuto, regimento interno e livro diário. O resultado das contempladas foi divulgado durante a Assembleia Geral Ordinária da FNQ, que contou com mais de 100 líderes entre presidentes e diretores das empresas juniores de todo o país.

O mérito não veio por acaso, já que EESC jr. é a única do Brasil a atingir todos os critérios estabelecidos na primeira coleta dos documentos por três anos consecutivos. “O principal benefício do selo é a garantia jurídica, para que não haja problemas tanto para empresa quanto aos clientes. Se a empresa júnior não estiver regularizada nas duas coletas realizadas, perde alguns benefícios no ano seguinte”.

eesc jr premio peg 02 site

De acordo com Bagatini, os dois reconhecimentos contribuem para trazer ainda mais prestígio à Escola e à EESC jr., que tem tido um ano de grandes conquistas, sendo elas: competição de cases no Encontro Sul-Brasileiro de Empresas Juniores (ESEJ), em Santa Maria, RS; melhor apresentação de case e segundo melhor case na categoria Case Colaborativo através de um projeto realizado em parceria com a Engrenar Jr (empresa júnior de engenharia mecânica da UFSCar) no Encontro Paulista de Empresas Juniores (EPEJ), em Atibaia, SP, e também, neste mesmo evento, 1º e 3º lugares na competição de workshops com os temas de Cultura Organizacional e Gestão de Pessoas.

Com 23 anos em atividade, a EESC jr. tem como principal objetivo a formação pessoal e profissional de seus membros. “Mais do que fazer projetos e eventos, entre outras atividades, acreditamos muito no processo de desenvolver pessoas para fazerem a diferença nos ambientes em que forem inseridas, sejam vinculadas ao empreendedorismo, indústria ou gestão. As competições e prêmios conquistados são, ao mesmo tempo, uma forma de motivação e gratificação ao desempenho em equipe e evidência de que a empresa ganha, agregando ainda em seu benefício valiosos aprendizados e contatos”, destacou o presidente.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques