Dezenas de oportunidades de estágios e trainees são oferecidas a universitários durante o "Mercado"
01 de setembro de 2015

eesc mercado feira 07 siteA abertura do evento foi marcada com a palestra Conexão entre gestão e liderança ministrada pela gerente de performance e cultura da empresa Kraft Heinz América Latina, Bianca Franzini, que apresentou parte de sua experiência e sucesso profissional através das perspectivas e atribuições de um bom gestor e líder. Escolhas, identificação, referência, ética, dedicação, paixão ao trabalho e suas relações em equipe foram alguns dos pontos abordados. Prestigiando o evento esteve presente o assessor administrativo Edmundo Escrivão Filho, representando o diretor da EESC, Paulo Sergio Varoto.

A feira, que é considerada a terceira maior do Estado de São Paulo, atrai anualmente estudantes de graduação e pós-graduação de vários cursos e tem como objetivo reunir grandes empresas dentro da Universidade, aproximando-as dos alunos para uma troca de contato e oportunidades de estágios e trainees.

Entre os visitantes em busca de uma boa oportunidade profissional, o estudante de engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fernando Augusto Casagrande Asbahr, de 24 anos, participou do Mercado pela primeira vez e gostou da quantidade de estandes e da estrutura disposta para contato o com as empresas. “A feira está sendo ótima para mim, pois estou em busca de oportunidades em consultoria e encontrei boas opções aqui. O ambiente está bem organizado e é possível conversar em grupo para conhecer as melhores oportunidades”, comentou o aluno.

Participando pela primeira vez de um evento deste tipo, entre as organizações estava a Turner e Townsend, que veio em busca de alunos de graduação aptos e dispostos a enfrentar novos desafios na área de engenharia. O assistente de gerente de projeto da empresa, Victor Antonio Correa Leite Scarin, disse que os alunos estão focados primeiramente em receber informações sobre o mercado em geral e depois na atuação específica da companhia.  “Isso demanda mais de nós como organização para fazer uma análise maior sobre o que aluno da USP está procurando”, explicou.

eesc mercado feira 13 site

Exemplo disso é o aluno Igor Rocha dos Santos, de 19 anos, que cursa física computacional no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e participou pela segunda vez da feira, a fim de se atualizar das novidades da indústria. “Venho com interesse de ver como está o mercado de pesquisa e desenvolvimento industrial e saber qual empresa aproxima-se mais das minhas tomadas de decisão”, definiu.

Veterana há várias edições do Mercado, a empresa Cielo montou seu estande com o propósito de selecionar potenciais candidatos para os programas de estágio e trainee, que atendessem os quesitos da empresa em suas diversas oportunidades de atuação. A coordenadora de recursos humanos, Fabiana Volpato, salientou que a USP é um ambiente muito rico para buscar profissionais. “Buscamos no público jovem um conjunto heterogêneo de talentos, alunos interessados em saber mais sobre a empresa e a marca Cielo e com o desejo de se tornarem fortes colaboradores”, afirmou.

O engenheiro mecânico no desenvolvimento de turbinas da empresa Andrizt, Vagner Vanci da Siva, destacou que “o grande retorno para nós é ver esses jovens animados e com vontade saber mais sobre a empresa, já que ela atua em um segmento de hidrogeração que é pouco conhecido pelo público. Para nossa equipe, esta é uma grande oportunidade de se apresentar”.

eesc mercado feira 40 site

Ao longo do dia os visitantes ainda tiveram a chance de participar de um desafio da empresa USolve – uma plataforma on-line de inovação aberta na qual empresas têm a oportunidade de expor alguma demanda e lançar a oportunidade para universitários  resolverem e mandarem soluções. Durante um workshop, o sócio-proprietário João Vitor Marmo convidou os alunos para criarem diversas propostas para uma empresa de treinamento, com o objetivo de engajar o maior número de atendimentos até 2016. Para tanto, os participantes precisavam elaborar o plano de marketing, a precificação, a logística entre outros projetos de planejamento e gestão.

“Dessa forma as soluções competem entre si e as melhores são reconhecidas e premiadas pelas empresas, abrindo a possibilidade até de contratação. O estudante tem a experiência prática da graduação e tem capacidade de solucionar um grande ‘gap’ do mercado com propostas diferentes, o que muitas vezes os próprios funcionários da empresa não conseguem resolver”, explicou.

eesc mercado feira 51 site

Para o analista de eventos da EESC jr. e aluno do curso de Engenharia de Produção, Vinicius André de Souza, o Mercado oferece benefícios tanto para os organizadores, quanto para as empresas e os visitantes. “Entrar na feira com 20 grandes empresas para conhecer e participar do processo seletivo de programas de estágio e trainee é uma oportunidade escassa, sendo que essas organizações estão aqui em busca de uma mão de obra qualificada visando ao potencial dos alunos da USP. Com certeza esse é o maior ganho dos visitantes. Para as empresas o ganho está no saldo positivo de candidatos. Já para nós da organização o gratificante é o retorno que se tem com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro que colaborou na execução do Mercado”, destacou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques