Equipe EESC-USP Tupã lança o primeiro carro elétrico de corrida com dois motores do Brasil
27 de agosto de 2015

eesc tupa prototipo site

O lançamento contará com a apresentação A evolução dos carros elétricos no Brasil, ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação e coordenador da equipe Maximilliam Luppe. Em seguida os membros do grupo darão seus depoimentos sobre o tempo de trabalho, desafios, aprendizagem e resultados até a formação completa do protótipo.

Ao final do evento, o carro será apresentado ao público. O protótipo irá participar no Campeonato Nacional Formula SAE na categoria Elétricos, que ocorre de 1º a 4 de outubro em Piracicaba. Esta será a primeira vez que a USP concorrerá nesta categoria, e o desempenho do veículo será classificatório para o Campeonato Mundial.

Dois motores – Um dos grandes destaques do carro está nos dois motores elétricos utilizados, um para cada roda traseira. Isso possibilita que o torque total seja dividido em dois motores, reduzindo a exigência em cada um e possibilitando, ao contrário dos veículos de corrida comuns, o uso de inversores menos onerosos por terem menor potência. O diferencial eletrônico permite que em uma curva as rodas de cada lateral girem em velocidades diferentes, aumentando o rendimento do carro.

Devido à sua estrutura tubular, o protótipo que a equipe apresenta possui cerca de 300 kg, e essa leveza possibilita uma maior velocidade, já que pouca energia é gasta para vencer a inércia do carro parado.

A equipe Tupã foi fundada em 2012, a partir da iniciativa de dois alunos EESC com o desejo de projetar e construir um carro elétrico de alto desempenho visando à competição Fórmula SAE. Buscando transformar o sonho em realidade, submeteram seu projeto ao coordenador. A partir daí foram três anos de muito estudo, testes e resultados.

Hoje o grupo surge como uma oportunidade e um desafio para os estudantes, buscando um modelo aplicado de estudo das teorias com o intuito de integrar a linha de frente dos precursores da mobilidade limpa, ao passo que propõe o desenvolvimento de um carro de alto desempenho que não dependa de combustíveis fósseis.

Programação do evento

19h15 – Palestra A evolução dos carros elétricos no Brasil – Professor Maximilliam Luppe

19h35 – Apresentação dos membros

19h50 – Coffee break