Capacitação na construção civil é abordada em evento na EESC
14 de agosto de 2015
Compartilhe:

 eesc sec 1 site

Para abertura da semana esteve presente o diretor administrativo da Tishman Speyer, Luiz Henrique Ceotto, que ministrou a palestra A necessidade de capacitação para o mercado de construção no cenário atual, na qual abordou diversas áreas da engenharia civil, falando principalmente sobre edificações imobiliárias, a inserção do Brasil no mercado global do setor e as habilidades que os novos profissionais precisam absorver.

 

Ceotto formou-se em Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e fez mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela EESC, em 1985. Antes de ingressar na atual empresa, o engenheiro passou mais de 20 anos liderando as atividades de construção da Encol S/A e da Inpar, duas empresas de empreendimentos no Brasil.

 

De acordo com o engenheiro, nos últimos 12 anos o país teve um período bastante favorável, com forte demanda na construção civil, porém o momento atual é de recessão e deverá se estender por um período de três a quatro anos. “O momento é de discutir o que os profissionais, principalmente os recém-formados, podem fazer para superar da melhor forma essa condição”, explicou.

 

O palestrante também comentou que a engenharia civil é a mais completa e de maior abrangência, desta forma a principal característica do novo profissional é a flexibilidade, sendo fundamental que a universidade desenvolva no aluno a capacidade de analisar, avaliar, prever riscos e, além disso, ser capaz de saber buscar novos conhecimentos de forma autônoma.

 eesc sec 2 site

“É impossível uma universidade, mesmo de excelência, dar ao novo engenheiro civil toda a capacitação tecnológica necessária para enfrentar os diversos desafios do setor, por isso é fundamental desenvolver a capacidade de análise e de aprendizado”, argumentou o palestrante.

 

Segundo o palestrante, a situação tecnológica do Brasil está boa, porém salientou a necessidade de mudanças no currículo acadêmico que ainda é extremamente rígido, com ênfase em matérias e temas específicos em detrimento de conteúdos mais amplos. “A sociedade muda e a universidade o faz somente depois de 30 anos. Precisamos estruturar um currículo mais ágil nos temas de pesquisa e ensino. Existe um cerne que não muda, mas atualizar os alunos sobre as novas tendências é fundamental. Hoje, prioritariamente, o graduando precisa ser generalista, a pós-graduação é que irá especializá-lo”, destacou.

 

Entre outras atividades, a Semana contou também com a mesa-redonda Gargalos da logística de transportes brasileiro: Desafios e Soluções, com o especialista e economista Carlos Campos, que abordou os conceitos básicos de logística, os pontos críticos no transporte rodoviário de cargas e as expectativas do mercado. Campos é graduado em Economia pela UnB e mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Outro destaque foi a apresentação Liderança e a importância de se tomar decisões acertadas na vida, proferida pelo fundador do site decolar.com, Colin Butterfield, o qual comentou sua trajetória profissional, experiências, os erros e os acertos, buscando exemplificar as formas de liderança e decisões para a carreira profissional.

 

O encerramento do evento ocorreu com visitas técnicas ao Parque das Cidades, Rodoanel e Hospital Total Cor, todos na cidade de São Paulo.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Keite Marques

 

{gallery cols=4}/noticias/2015/sec/galeria{/gallery}


Veja também