Cursos de graduação poderão oferecer optativas livres em língua estrangeira
15 de junho de 2015

eesc lousa

Por enquanto, a medida vale apenas para as optativas livres, ou seja, as que não integram a grade curricular obrigatória e são escolhidas pelos alunos interessados.

“Essa decisão é uma mudança de paradigma. Até agora, só era permitida a oferta de uma disciplina em língua estrangeira se a mesma fosse também oferecida em língua portuguesa, o que praticamente inviabilizava a iniciativa. Com essa nova possibilidade, a USP dá um passo importante para a modernização do ensino de Graduação, fortalecendo o seu processo de internacionalização”, explicou o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

A criação das novas disciplinas é de responsabilidade das Unidades, mediante aprovação pelo colegiado e adequação à legislação específica. Para os cursos que exigem carga horária em disciplinas optativas livres, a Unidade precisa garantir o número de disciplinas em língua portuguesa suficiente para a conclusão do curso.

Ainda não há uma estimativa de quantas disciplinas serão ofertadas, mas, de acordo com o pró-reitor, “a expectativa é que a adesão seja significativa, pois as Unidades têm uma boa parte de docentes com fluência em língua estrangeira, além de professores de origem estrangeira que poderão ministrar disciplinas em tópicos especiais”.

Por Assessoria de de Imprensa da USP

Foto: Marcos Santos/USP Imagens