​USP lidera ranking das melhores universidades da América Latina
10 de junho de 2015

De acordo com o reitor Marco Antonio Zago, “apesar de oscilações anuais que são comuns com essas abordagens semiquantitativas, há uma tendência geral ao progresso, confirmado mutuamente por diferentes rankings. Nossa Universidade tem grande expressão internacional porque propicia formação de qualidade na graduação em todas as áreas de conhecimento. Os egressos da USP são admirados no mercado de trabalho, ocupam posições de liderança nos setores público e privado, no mundo político e na vida acadêmica. Nossa pós-graduação é uma das grandes forças do desenvolvimento das ciências, da tecnologia e das humanidades do país. A USP é também o mais importante instituto de pesquisa do Brasil, responsável por mais de um quinto de todos os artigos de especializados publicados pelo país, e principal instituição geradora de patentes. Somos uma grande universidade de massa, com mais de 90 mil alunos, enquanto a maioria de universidades que lideram os rankings são muito menores. Apesar disso, temos pesquisa altamente competitiva e formamos recursos humanos de qualidade”.

Entre as dez primeiras colocadas, cinco são brasileiras: a Unicamp subiu uma posição e agora ocupa o 2º lugar, a UFRJ está na 5ª posição, a Unesp é a 8ª melhor colocada e a Universidade de Brasília (UnB) é a 10ª.

Quacquarelli Symonds Rankings

No ranking geral, o QS World University, que avalia mais de 3 mil universidades do mundo, a USP ocupa a 132º posição, sendo a instituição latino-americana melhor classificada.

Em outro ranking da organização – o QS Rankings by Subject, publicado em 29 de abril – a USP ficou entre as 50 melhores do mundo em 8 das 36 áreas de concentração avaliadas: Odontologia (12ª); Agricultura e Silvicultura (24ª posição); Arquitetura (33ª); Arte e Design (34ª); Ciência Veterinária (36ª); Filosofia (37ª); Engenharia Civil (47ª); Farmácia e Farmacologia (46ª).

Confira as dez primeiras colocadas no QS University Rankings Latin America:

Por Assessoria de Imprensa da USP