Rede de pesquisa da USP promoveu workshop no Chile sobre indicadores de sustentabilidade
30 de abril de 2015

Como membro da SIADES, o professor Tadeu Malheiros, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, participou da quarta edição do Workshop Interdisciplinar de Pesquisa e Indicadores de Sustentabilidade (WIPIS), com o objetivo de oferecer um fórum de discussão e divulgação de informações sobre o tópico de indicadores de desenvolvimento sustentável.

eesc wipis reuniao site

Após três edições realizadas no Brasil, essa foi a primeira vez que o workshop ocorreu fora do país, na Universidad de Concepción (UdeC), localizada na região do Biobío, no Chile, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, com a colaboração de pesquisadores da USP. Entre os participantes, esteve o docente Arlindo Philippi, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, apresentando a palestra Saúde Ambiental, Políticas Públicas e Qualidade de Vida da População no Ambiente Urbano, além de pesquisadores da Argentina, Estados Unidos e Colômbia.

O evento, que acontece desde 2006, ofereceu um espaço para discussão de experiências nacionais e internacionais de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das instituições participantes e da comunidade científica com apresentação dos resultados da investigação e atividades em desenvolvimento.

Para o presidente do comitê executivo do workshop e professor do Centro de Ciências Ambientais (EULA) da UdeC, Ricardo Barra, o evento ofereceu uma oportunidade de se interagir com pesquisas brasileiras e avançar em soluções nas áreas socioambientais do Chile. “Vimos avanços nos trabalhos dos pesquisadores da USP com os indicadores de sustentabilidade no consumo de energia e água; qualidade no ambiente e as formas de melhorar os conceitos de proteção e impacto ambiental aplicados na educação. Estes elementos são relevantes para alcançar a meta de sustentabilidade em uma instituição, país e mundo”, comentou o docente.

Um dos fundadores do EULA, o professor Oscar Parra, disse que o evento contribuiu na formação de um conjunto de indicadores que servirá de base na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Chile, com intenções de monitorar questões socioambientais. Ele ainda ressaltou que a presença do Centro de Ciências Ambientais – que é inter e multidisciplinar – na UdeC foi ponto importante na realização da quarta edição do workshop com o propósito de intercambiar e interagir as ideias e experiências dos pesquisadores da USP, que são referências para as instituições internacionais.

“Grandes problemas sociais e ambientais como drogas, saúde pública e desastres naturais são desafios que não podem ser estudados apenas por uma classe de profissionais. Ao integrar e discutir com as universidades, temos concluído que não há uma única visão ou abordagem sobre a aplicação na sociedade: é preciso que ocorra interdisciplinaridade das áreas”, destacou Parra.

Malheiros apresentou o projeto Indicadores para Saneamento e Pobreza, desenvolvido na EESC, que trabalha na interface de como o saneamento está alcançando as populações mais pobres. Ele também destacou que o workshop proporcionou a troca de ideias, discussão de metodologias e experiências. “Entre os interesses de projetos desenvolvidos na USP, o Campus Sustentável e a Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade foram bastante abordados durante evento”, destacou o docente.

Nesse contexto, a UdeC também iniciou uma rede de campus sustentável. "Eles vão nos ajudar a propor projetos similares que, como já vimos, são essenciais, e é importante envolver toda a universidade a fim garantir a economia de energia, redução de desperdício, melhor gestão da água e área verde", afirmou a diretora do EULA, Alejandra Stehr.

SIADES

O SIADES é uma rede acadêmica de pesquisa que tem como meta contribuir para a formação de recursos humanos na área de saúde ambiental sobre indicadores de desenvolvimento sustentável, ligado à linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão Ambiental, contando com o apoio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A rede agrega instituições internacionais e nacionais e vem desenvolvendo diversas atividades de pesquisa, ensino e orientação, com vínculo aos programas de pós-graduação em saúde pública da FSP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Engenharia Ambiental da EESC.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Foto: Universidad de Concepción (UdeC)