Palestra: "Impressão 3D no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer"
28 de abril de 2015

Durante o evento o chefe da Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação inaugurada em 1982 –, Jorge Vicente da Silva, falará sobre a criação e a coordenação da DT3D.

Também serão abordados aspectos de três grandes programas de pesquisa e inovação em manufatura aditiva (impressão 3D) desenvolvidos na Divisão: ProMED, que atua nas áreas da saúde e medicina, colaborando com 200 hospitais do país nas áreas de desenvolvimento de software 3D, bioengenharia e biofabricação; ProInd, que visa apoiar a indústria, com foco nas pequenas e médias empresas para desenvolvimento de produtos; e o ProExp, que colabora com universidades e centros de pesquisa na inovação e viabilização de experimentos científicos.

Workshop em pesquisas robóticas de São Carlos é uma realização do Centro de Robótica de São Carlos. Para mais informações, visite o site do evento.

Sobre o palestrante

Silva é doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Engenharia Elétrica e Computação também pela UNICAMP e engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi professor do curso de Especialização em Engenharia Mecânica da Universidade Metodista de Piracicaba, do curso de Especialização em Engenharia Mecânica da UNICAMP, do Laboratório de Robótica da Escola Brasil-Argentina de Informática (EBAI) e pesquisador visitante no Instituto de Automática Industrial, da Espanha. Atualmente é pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas como a Petrobrás. Atua em comitês técnicos de agencias governamentais, é revisor de vários periódicos internacionais, além de ministrar palestras em hospitais, conferências nacionais e internacionais, universidades e órgãos de classe sobre aplicações e impacto sócio/econômico da impressão 3D. Adicionalmente, a DT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação.