Mostra sobre a água ofereceu conhecimento e conscientização a crianças e jovens
30 de março de 2015

eesc exposicao agua biblioteca 06 siteDurante a semana, a Biblioteca recebeu três turmas de alunos do Projeto Pequeno Cidadão, o qual atende anualmente 220 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, em complemento ao sistema público de ensino. Elas puderam ver apresentações de reportagens em vídeos, fotos digitais sobre a crise hídrica no mundo, pôsteres de alguns trabalhos de congressos dos docentes e pesquisadores do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC e a maquete de uma estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, obtida por intermédio do professor aposentado Woodrow Nelson Lopes Roma.

A aluna Ketlin de Lima Cardoso, de 13 anos, visitou uma exposição pela primeira vez e disse que se surpreendeu muito com as imagens da crise hídrica destacando o antes e depois dos rios e represas. Segundo ela, isso a fez refletir mais sobre as formas de prevenir a falta de água. “Não pode ficar gastando água a toa, tem que usar só o necessário”, ressaltou.

A educadora Camila Soler Morasco acompanhou os estudantes e também comentou sobre o trabalho de sustentabilidade entre as ações desenvolvidas no projeto. Em breve será promovida uma feira sustentável, na qual os alunos irão trabalhar com conteúdos relacionados a água, como preservação, uso e conscientização. “A exposição foi interessante, pois além de abordar um tema atual e mundialmente discutido, os alunos puderam ficar mais próximos e observar as pesquisas da EESC. Serve também como incentivo aos estudos para se tornarem, quem sabe, futuros pesquisadores na área, ajudando a sociedade dentro e fora da universidade”, destacou.

A estudante Janaína Gabriela Alves da Silva tem apenas 12 anos, mas já tem a consciência de uma pessoa adulta ou, como ela mesma comentou, a consciência que um adulto deveria ter. “A crise hídrica está acontecendo por causa da evolução do ser humano em suas obras, regredindo ao mesmo tempo a conscientização e o respeito à natureza, acabando aos poucos com os recursos essenciais à vida. Nós jovens precisamos dar o exemplo aos adultos por serem mais ‘cabeça dura’ para entender que no nosso futuro talvez não tenhamos mais água e se cada pessoa fizer um pouco a sua parte hoje, estará contribuindo muito para o amanhã”, salientou.

A Chefe do Serviço de Biblioteca, Teresinha Coletta, comentou que a exposição foi formada com a colaboração de alguns servidores ao compartilharem ideias e trazerem vários conteúdos sobre o tema. Ela também destacou a pronta colaboração do Chefe do SHS, Edson Wendland, ao fornecer os trabalhos produzidos por alunos e professores. “Para não passar em branco o Dia Mundial da Água, cada membro da equipe colaborou com uma proposta e a transformou em um item da mostra. Juntando tudo, montamos um conteúdo bastante significativo proveniente de trabalhos da EESC e do SAAE, além da seleção de notícias e imagens impactantes da falta de água no mundo”, descreveu a servidora.

eesc exposicao agua biblioteca 13 siteSobre a visita dos alunos do Projeto Pequeno Cidadão, Teresinha ressaltou ser extremamente gratificante, pois o papel da Biblioteca é fornecer informação, não somente para  membros da Escola, mas também para a comunidade em geral. “Nosso trabalho é uma contribuição para a sociedade. Estes jovens são muito interessados, e é impressionante o conhecimento que já possuem sobre o tema. Com a exposição eles puderam aprender mais e irão multiplicar as informações à comunidade geral. O resultado é muito satisfatório ao nosso papel profissional”, explicou a chefe.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques