Docente da Escola é eleito vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências
20 de março de 2015

eesc abc joao fernando oliveira site“Sinto-me muito feliz por poder servir aos objetivos e à missão de defender e valorizar a ciência brasileira. A ABC tem uma história magnífica de quase 100 anos e teve grandes celebridades como gestores, como Álvaro Alberto e Carlos Chagas. Fazer parte dessa história é muito gratificante. Acho que vou aprender muito trabalhando sob a liderança do professor Jacob Palis, nosso líder acadêmico e presidente da Academia”, declarou o docente.

Atuando em inovação na área de engenharia de processos de fabricação industrial há 30 anos, Oliveira percebeu que as empresas necessitam muito de conhecimentos tecnológicos para seu desenvolvimento. “No início, existia no ambiente universitário uma visão de tabu para trabalhar com as empresas, e hoje isso quase não ocorre”, afirmou.

Para o vice-presidente, o mundo acordou para o fato de que não há desenvolvimento social sem empresas competitivas e que tais empresas precisam inovar a partir da profunda base de conhecimento gerada pela pesquisa. “Creio que minha principal contribuição como um engenheiro na Diretoria será a de estimular cada vez mais a percepção de que a integração entre ciência e inovação são instrumentos indissociáveis e essenciais para o desenvolvimento do Brasil”, destacou Oliveira.

A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios para a formulação de políticas públicas.

As atividades da Academia contemplam várias ações que abrangem a realização de seminários e workshops, nacionais e internacionais, e a produção de documentos. Além disso, procura acompanhar as principais ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tanto na execução da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCT&I), quanto por meio do provimento da fundamentação científica necessária à formulação de políticas públicas e à tomada de decisões. Com destaque especial, a atuação internacional da ABC tem parceria formal com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Perfil

O acadêmico João Fernando Gomes de Oliveira, doutor em engenharia mecânica e professor titular da EESC, assumiu a vice-presidência no lugar de Hernan Chaimovich, o qual foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Oliveira foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 2008 a 2012 e atualmente é representante no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também foi condecorado com a Comenda, em 2007, e a Grã-Cruz, em 2010, da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Além disso, recebeu o Prêmio FCW - Ciência e Cultura na categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel, em 2010.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC com informações do site da Academia Brasileira de Ciências

Foto: Nathália Nicola