USP sobe em ranking das universidades com melhor reputação no mundo
12 de março de 2015

eesc slide grafico ascendente lapis site

“Essa melhora resulta do reconhecimento progressivo da qualidade da USP, assim como do avanço real da qualidade da pesquisa e da contribuição de nossa Universidade para a sociedade, na forma de educação e geração de conhecimento, e do maior trânsito internacional dos pesquisadores e egressos. Esse resultado coincide com o sucesso que temos alcançado em outras avaliações internacionais, como o US News and World Report Ranking of Global Universities“, destaca o reitor Marco Antonio Zago. “A qualidade crescente da pesquisa, o aumento do intercâmbio internacional de seus pesquisadores e o apoio permanente das agências de fomento, como a Fapesp, Capes e CNPq são fatores que têm levado a USP a ter mais reconhecimento internacional”, completa.

Zago ressalta que, para manter as posições alcançadas e poder galgar classificações mais elevadas, “é necessário fortalecer as atividades-fim, como está previsto no plano de metas, elaborado de comum acordo pela Reitoria e pelos dirigentes. Dentre as metas na área acadêmica, estão, por exemplo, ações voltadas à qualificação em língua inglesa na graduação e na pós-graduação, com a ampliação do número de cursos e disciplinas em inglês, e ao fortalecimento das ações de internacionalização, com a implementação de novas bolsas de mobilidade internacional, com apoio da Capes e do CNPq, consolidação de parcerias institucionais estratégicas com universidades e redes de cooperação internacional, entre outras”.

Para o editor do ranking, Phil Baty, “é ótimo ver a USP subindo na classificação. Ter apenas uma universidade entre a elite global é vital para São Paulo e para o Brasil como um todo: a referência nacional pode ajudar a atrair e reter talentos, o que beneficiará o país inteiro”.

Esse ranking, que está em sua quinta edição, é uma vertente da classificação anual das universidades, elaborada pelo The Times, que envolve 13 critérios (como relação aluno/professor, quantidade de discentes e docentes estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, dinheiro aplicado em pesquisa etc.) e na qual a USP aparece na posição 201-225ª.

O World Reputation Ranking se baseou nos resultados de consultas realizadas junto a 10.507 acadêmicos de mais de 150 países. O ranqueamento das instituições foi elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre mais de seis mil instituições de ensino superior existentes no âmbito mundial.

Por Assessoria de Imprensa da USP

Imagem: freeimages