Computação aplicada a desastres naturais: ICMC e EESC abrem vaga para pós-doutorado
03 de março de 2015

projeto agora infograficoInfográfico resume como funciona projeto em que pós-doutorando atuará

O bolsista de pós-doutorado irá colaborar em projeto coordenado pelos professores João Porto de Albuquerque, do ICMC, e Eduardo Mario Mendiondo, da EESC, atuando no desenvolvimento de métodos computacionais para integração e visualização de dados de fontes heterogêneas (estações hidrológicas, pluviômetros, mapas de risco, radares, informação geográfica voluntária, mídias sociais etc.), com o objetivo de aprimorar sistemas de previsão e alertas de desastres naturais. Confira a reportagem que mostra como funciona o projeto: icmc.usp.br/e/d149c.

O grupo que atua no projeto inclui alunos de mestrado e doutorado do ICMC (http://www.agora.icmc.usp.br), do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC,  e pesquisadores do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

O pós-doutorando receberá uma bolsa no valor de R$ 4.100,00 mensais da CAPES, concedida inicialmente para 12 meses e prorrogável por até 36 meses. O início das atividades acontecerá imediatamente após a seleção.

Os interessados devem entrar em contato por e-mail com o professores João Porto (jporto@icmc.usp.br) e Mario Mendiondo (emm@sc.usp.br), com a seguinte especificação no assunto "Vaga Posdoc Pró-Alertas". À mensagem, deve ser anexado o curriculum vitae (CV) do candidato ou o link para o CV Lattes, uma breve descrição sobre sua motivação e habilidades relevantes para a vaga, além do endereço de e-mail de um professor doutor que poderá atestar suas habilidades. Os candidatos mais bem qualificados serão selecionados para uma entrevista por videoconferência ou presencialmente.

Pré-requisitos e conhecimentos desejáveis - O candidato deverá dedicar-se integralmente às atividades programadas e não acumular bolsa com exercício profissional remunerado (exceto docente/pesquisador em afastamento). Deve, ainda, possuir experiência em publicações em revistas e conferências internacionais de alto nível, além de domínio da língua inglesa (escrita e fala). Também é necessário possuir uma boa recomendação de um professor doutor que conheça suas habilidades.

Além disso, é desejável que o candidato possua conhecimentos em pelo menos um dos seguintes aspectos:

• geoprocessamento, sistemas de informações geográficas e banco de dados geográficos;

• visualização de informação e apoio à decisão;

• computação orientada a serviços e computação em nuvem;

• sistemas colaborativos;

• informação geográfica voluntária e mídias sociais;

• modelagem hidrológica e sistemas de previsão de cheias.

E-mails dos professores: emm@sc.usp.br e jporto@icmc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação do ICMC