Na linguagem dos cientistas
03 de março de 2015
Compartilhe:

 

Como destaca o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, especialista da área, “não há ciência sem publicação”. Dessa forma, é primordial levar o conhecimento gerado dentro do ambiente acadêmico, como em laboratórios e salas de aula, para a comunidade. E o veículo responsável por essa transferência é o artigo científico internacional de alto impacto.

 

Por isso, como afirma o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, também do IFSC, o aspecto mais relevante para a melhoria da ciência brasileira está atrelado a uma maior qualidade da escrita científica. “Saber escrever bem nesse gênero pressupõe utilizar o método científico adequado, pois são itens indissociáveis. Portanto, quando vamos escrever, é necessário pensar no problema a ser atacado, na metodologia a ser adotada, nos resultados e, principalmente, nas contribuições para a literatura de determinada área e, muitas vezes, para a sociedade em geral.”

 

Zucolotto complementa que as maiores dificuldades apresentadas na escrita científica não estão relacionadas ao fato de os pesquisadores se expressarem em uma língua diferente – o inglês –, mas em conhecerem a estrutura do artigo científico. Na maioria dos casos, há modelos que podem ser padronizados respeitando as particularidades de cada área: humanas, exatas e biológicas. “Além disso, há diferenças na escrita para audiências específicas ou mais amplas, considerando sempre dois pontos principais: clareza e concisão”, destaca.

  

Informações sobre temas como esses estão disponíveis no Portal da Escrita Científica, que congrega materiais informativos e didáticos relativos ao agendamento de cursos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais, disciplinas, redirecionamento para outros sites dinâmicos de pesquisadores da área, além de ferramentas computacionais. Essas últimas contribuem para o auxílio à escrita em inglês, considerando a estrutura e o conteúdo do artigo; exames de proficiências em inglês acadêmico e diagnóstico, pelo qual o sistema verifica se o texto está bem estruturado. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento dessas ferramentas, liderado pela professora Sandra Maria Aluísio, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), é pioneiro em todo o mundo.

 

A parte técnica do Portal foi desenvolvida pelo atual Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC). Para Rogério Kondo, ele representa uma atividade compartilhada e comunitária cujo objetivo é oferecer aos professores, alunos e visitantes um local único do campus onde podem encontrar informações específicas de escrita científica.

 

Novais(acima) e Zucolotto (abaixo): apoio aos pesquisadores para a publicação de artigos.

 

Eventos – Docentes do Campus vêm organizando eventos de escrita científica há vários anos, como os ciclos de palestras sobre Ferramentas de Suporte à Escrita Científica em Língua Inglesa, em 2010, e Proficiência em Língua Inglesa para a Carreira Científica, em 2011, organizados pelo professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e as Semanas da Escrita Científica do IFSC, que acontecem anualmente desde 2010.

 

Em edições anteriores dessa Semana da Escrita Científica, que contaram com cerca de 400 participantes cada uma, foram abordados temas como internacionalização das revistas brasileiras, fator de impacto, índice H, fraudes e plágios. Em 2015, o evento deve ser realizado no final do segundo semestre. Além de uma temática central, são oferecidos cursos de escrita científica. Esses cursos são semelhantes aos workshops ministrados pelo professor Zucolotto, que já ofereceu cerca de 30 workshops de capacitação à escrita científica em quase todas as unidades e campi da USP, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, e em outras instituições no Brasil e no exterior.

 

As contribuições da escrita científica estão visíveis em nosso dia a dia. Praticamente todos os avanços tecnológicos, cuidados com saúde, meios de transporte e comunicação, entre outros, só foram possíveis através de descobertas científicas relatadas em textos acadêmicos que originaram patentes ou artigos científicos, salienta Oliveira Junior.

 

O Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos pode ser acessado no endereço eletrônico www.escritacientifica.sc.usp.br.

Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação do Campus

Publicado no Jornal da USP, edição de 2/3/15, ano XXX - nº 1054


Veja também