XVII Semana de Recepção aos Calouros na EESC encerrou-se com programação diversificada
02 de março de 2015

A manhã de terça-feira, dia 24, iniciou-se com uma conversa nos blocos didáticos entre os novos alunos e seus respectivos coordenadores de curso sobre as aulas, disciplinas, estrutura curricular, calendário acadêmico, serviços e infraestrutura.

Posteriormente, no Anfiteatro Jorge Caron, o ex-aluno da primeira turma do curso de Engenharia Mecatrônica da EESC e participante da missão Rosetta – que pousou uma sonda espacial em um cometa –, Lucas Fonseca, apresentou a palestra Formação na EESC e Perspectiva Profissional.

eesc encerramento semana recepcao calouros 03 siteNa apresentação, o engenheiro falou sobre a importância e a referência que teve durante a graduação ao participar de atividades extracurriculares, além de dar dicas sobre organização de estudos e foco. Também comentou sobre sua trajetória profissional e a decisão em deixar o emprego no Brasil e ir em busca do sonho de trabalhar na área aeroespacial, que resultou em uma vaga na Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês).

“Um dos motivos para participar da semana de recepção é a iniciativa educativa que tenho para incentivar esses futuros engenheiros a buscarem seus sonhos além da formação e da comodidade da profissão. Minha participação nas atividades extracurriculares da Escola foi importante para minha formação e me serviu de base para o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, comentou Fonseca.

Na sequência, para apresentar e debater a ética na vida pessoal e no trabalho, o professor Carlos Goldenberg, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, apresentou a palestra A importância da prática da boa ética na vida profissional. O conteúdo abordado também é oferecido na Escola aos alunos como disciplina optativa.

No mercado de trabalho, segundo Goldenberg, estudos como estes, que complementam a formação teórica e prática com ferramentas de convivência social, dão destaque ao profissional dentre a concorrência. “A ética sempre existiu e existe, o que muda é o conceito, sendo que a boa ética não se ensina, e sim identifica-se o perfil que se deseja dentro do seu espaço. Esse é o grande esforço da área de recursos humanos das empresas. Ao longo dos meus estudos concluí que o engenheiro que se interesse pelo conceito é o profissional mais adequado para desenvolver e implementar trabalhos em ética por ter um grande ferramental”, explicou Goldenberg.

Ao fim das palestras, o público pode desfrutar de uma boa música na praça central do Campus, com apresentações de bandas formadas por alunos da EESC e de outras unidades.

eesc encerramento semana recepcao calouros 10 siteEm prol de promover a solidariedade, os alunos do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) promoveram junto com o Hemocentro de Ribeirão Preto um cadastramento de medula óssea, no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1. No total, 216 pessoas participaram do evento e contribuíram para a atualização da lista de doadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Na quinta-feira, dia 26, as ações solidárias continuaram com dinâmicas, debates, oficinas, jogos, atividades recreativas e esportivas, visitas a instituições de assistência social e arrecadação de donativos.

Para encerrar a Semana, na manhã de sexta-feira, dia 27, ocorreram no Anfiteatro Jorge Caron as apresentações dos grupos de pesquisa e extensão da EESC – Aerodesign, Baja, EESC Jr., Formula, GMA, Semear, Tupã, Warthog, Topus, Geisa, Enactus e Semente –, que apresentaram suas atividades, projetos e conquistas aos novos alunos, além de informarem sobre o processo seletivo para ingressar nas esquipes. Simultaneamente, até às 15 horas, ficaram expostos no Espaço Primavera os trabalhos e protótipos de cada grupo.

eesc encerramento semana recepcao calouros 12 siteAs atividades extracurriculares oferecem oportunidades que permitem vivenciar ainda na graduação os desafios do mercado de trabalho no desenvolvimento de projetos.  O calouro Mateus Watermann, do curso de Engenharia de Produção, interessou-se em participar do processo seletivo da equipe EESC USP Formula SAE, pois sempre foi ligado a competições e aos carros de corrida da Fórmula 1. “É uma oportunidade de trabalhar em uma coisa que eu realmente gosto e me identifico. Percebi que o grupo é muito comprometido com o desenvolvimento dos projetos e as competições. Acredito ter o perfil para participar”, afirmou o aluno.

Nesta semana cada equipe irá fazer novas palestras de apresentação do processo seletivo aos calouros. Mais informações estão disponíveis no hotsite calouros.eesc.usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques