Pais têm programação especial na abertura da semana de recepção aos calouros
24 de fevereiro de 2015

IMG 3568 site

“Este é um momento particularmente especial para todos nós. A chegada de novos estudantes traz a certeza da renovação da Universidade, da confirmação dos compromissos e da necessidade de rever e construir novas e inovadoras ideias. Vocês iniciam agora uma nova etapa na vida e a Pró-Reitoria de Graduação tem a honra de recebê-los e acolhê-los”, declarou Hernandes.

Acompanhando a autoridade, o encontro também contou com a presença do vice-prefeito do Campus, Antonio Nelson Rodrigues da Silva, do diretor recentemente eleito da EESC, Paulo Sergio Varoto – o qual inicia o mandato nesta terça-feira, dia 24 – e do vice-diretor da Escola, Sérgio Proença, além dos demais diretores, presidentes das comissões de graduação e coordenadores de cursos das unidades do Campus.

IMG 3608 site

Varoto parabenizou os alunos e pais pela luta e conquista ao ingresso no ensino superior. “Hoje a EESC abre as portas para vocês, e essas portas jamais serão fechadas, elas sempre se manterão abertas mesmo depois da conclusão do curso. Espero que aproveitem tudo que a Escola tem a oferecer, pois são inúmeras as oportunidades. Sejam felizes e contem sempre conosco”, destacou.

Apresentando uma programação especial, a recepção teve continuidade com a integração entre novos alunos e veteranos das secretarias acadêmicas dos cursos, enquanto um café da manhã foi oferecido aos familiares e docentes no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1. Em seguida, os pais e demais acompanhantes puderam participar de um bate-papo no Anfiteatro Jorge Caron com os servidores da Escola, com destaque para a presença do presidente da Comissão de Graduação, Eduardo Morgado Belo, e de coordenadores dos cursos da EESC.

Na oportunidade, o Assistente Técnico Acadêmico, Wagner Paschoal de Andrade Antonio, falou sobre a estrutura acadêmica e administrativa da Escola e apresentou o hotsite dos calouros que oferece diversas informações sobre a Unidade, a Universidade e a Cidade de São Carlos aos novos alunos e seus pais. A assessora administrativa da Diretoria, Teresinha Coletta, apresentou o Programa EESC ComVida, uma opção de atividades de lazer e de qualidade de vida para comunidade interna e externa da Universidade. Entre as ações do grupo, foi oferecida a palestra Prevenção a Drogas, ministrada pelo policial civil do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (DENARC), Laercio Rezende, ocorrida na sequência do bate-papo, no mesmo local.

IMG 3835 site

A mãe e musicista Marta Cristina Martins Corsi participou das atividades destinadas aos pais e ficou muito contente com a recepção. “Adorei, todos estão sendo muito atenciosos com a gente. No bate-papo pude conhecer várias coisas sobre dia a dia universitário, e para mim é importante saber como minha filha irá ficar durante a graduação”, comentou.

No período da tarde, os pais participaram da visita monitorada pelas dependências do Campus e departamentos da EESC. Partindo o Bloco E-1 da Área 1 do Campus, os visitantes conheceram a Praça Registrum e a localização dos departamentos, salas de aulas, laboratórios e alojamentos. Em seguida utilizaram o sistema de transporte universitário para se locomoverem até a Área 2.

Chegando ao destino, os visitantes conheceram primeiramente o Departamento de Engenharia Aeronáutica, onde foram recebidos pelo chefe do departamento, Fernando Martini Catalano, que apresentou todo o prédio e levou-os até Hangar 1, espaço no qual estão alojadas aeronaves utilizadas para aulas práticas.

Encerrando o passeio, visitaram o prédio do curso de Engenharia Ambiental, a Biblioteca, o Bloco Didático e o Restaurante Universitário, neste último com direito a uma conversa com a técnica em nutrição e dietética da Seção de Alimentação da Campus, Alessandra Cristina Zacharias, sobre o funcionamento do serviço e o cardápio de refeições oferecidas aos estudantes.

O pai Rodinei Sergio Molim ficou sabendo da programação no dia da matrícula presencial e fez questão de participar das atividades oferecidas. “Fiquei muito feliz com os eventos, foi uma surpresa agradável participar da recepção da Escola. É um momento importante para nós, pais, acompanharmos um pouco de como será a nova vida dos nossos filhos”, afirmou.

IMG 3925 site

As atividades de recepção aos calouros terão continuidade até sexta-feira, dia 27, com palestras, música na praça, ações recreativas e sociais e apresentações das oportunidades de pesquisa e extensão da EESC. Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no hotsite calouros.eesc.usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques e Umberto Patracon