EESC realiza matrícula de aprovados nas três primeiras chamadas da FUVEST 2015
12 de fevereiro de 2015

As matrículas continuaram no dia12 de fevereiro e incluíram os aprovados nas primeiras três chamadas do vestibular FUVEST 2015 para os dez cursos de graduação oferecidos pela Unidade. Os ingressantes foram recebidos no Ginásio de Esportes do CEFER, na Área 1 do campus da Universidade em São Carlos.

eesc matricula fuvest 2015 18
Esforço recompensado: os calouros da EESC foram recebidos para matrícula no ginásio de esportes do Campus.

Além de Tessaroli, nos dois primeiros dias 447 calouros garantiram sua matrícula, isto representa cerca de 90 por cento das 490 vagas oferecidas anualmente nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação, de Produção, Aeronáutica, Ambiental, de Materiais e Manufatura, Mecatrônica e Engenharia de Computação, sendo este último oferecido em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). As vagas restantes serão oferecidas para os convocados da quarta chamada.

Compartilhando os momentos de alegria, muitos pais e familiares acompanharam os calouros nos dois dias para ajudá-los nesta importante etapa e conhecer mais sobre a Universidade e São Carlos, já que muitos calouros vêm de outras cidades. A maioria dos matriculados é proveniente do interior do Estado de São Paulo, porém muitos ingressantes vieram de outros estados e capitais do país e, mesmo com as grandes distâncias, escolheram a EESC para estudar.

Já na entrada do ginásio os ingressantes deram o primeiro passo sozinhos na Universidade: preencheram a ficha de matrícula com os dados pessoais, anexando as cópias dos documentos exigidos, e efetivaram a matrícula. A mãe Lilian Cunha Luiz Cardoso veio de Goiânia com filho Ricardo Luiz Cardoso Menezes, ingressante do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, para prestigiar e acompanhar a nova fase que se inicia. “Estou muito orgulhosa, será um crescimento muito grande e um aprendizado de tudo aquilo que a gente tenta ensinar em casa mas não consegue, pois só se aprende vivenciando. Para mim, como mãe, será uma adaptação também por causa da distância, mas acredito que tudo dará certo”, disse emocionada.

Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conversar com os professores e coordenadores de cada curso para um bate-papo sobre as aulas, disciplinas, estrutura curricular e mercado de trabalho. Além disso, funcionários e colaboradores da Escola também apresentaram os programas, serviços e órgãos institucionais desenvolvidos na Unidade e na USP: EESC Sustentável e USP Recicla, Comissão de Cooperação Internacional (CCint), EESC ComVida, Assessoria de Comunicação, Serviço Social, além de representantes da gestão atual do Alojamento.

eesc matricula fuvest 2015 13
Docentes e coordenadores dos cursos de engenharia deram as boas-vindas e esclareceram as dúvidas dos novos alunos.

No lado externo do ginásio, os calouros foram recepcionados por seus veteranos nas tendas montadas pelas secretarias acadêmicas dos cursos e do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO). Das atividades extracurriculares da Escola foram expostos o carro ‘off-road’ EESC USP Baja SAE e o carro EESC USP Formula SAE, cujas equipes estavam presentes para convidarem os calouros a participar, além de apresentarem mais informações sobre os protótipos e as competições. No Salão de Eventos a equipe Warthog Robotics também apresentou seus trabalhos.

Semana de Recepção

Para a XVII Semana de Recepção aos Calouros 2015, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro com o mote Feliz Veterano Novo, a Escola organizou uma programação especial com atividades destinadas aos estudantes e também aos familiares que os estiverem acompanhando.

O evento terá início com a abertura unificada, que começará às 8 horas, no Ginásio de Esportes do CEFER, e contará com a palavra do pró-reitor de graduação da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, do diretor eleito da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, do vice-diretor, Sergio Proença, e dos demais diretores, presidentes das comissões de graduação e coordenadores de cursos das unidades do campus da USP em São Carlos.

Logo após os alunos serão convidados para participarem de atividades específicas de cada curso, junto com as secretarias acadêmicas. Enquanto isso, os pais e acompanhantes serão recebidos por docentes da EESC em um café da manhã no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1, e às 10 horas poderão participar de um bate-papo para integrá-los mais à vida acadêmica na EESC e esclarecer suas dúvidas. Além disso, às 14 horas será realizada uma visita monitorada às áreas 1 e 2 do campus. É importante destacar que para participar desses eventos é necessário acessar o hotsite calouros.eesc.usp.br e confirmar presença.

Outros destaques da semana são as palestras: A importância da prática da boa ética na vida profissional, com o professor Carlos Goldenberg, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, e Formação na EESC e Perspectiva Profissional, ministrada por Lucas Fonseca, ex-aluno do curso de Engenharia Mecatrônica e participante da missão Rosetta, que pousou uma sonda espacial em um cometa. Ambas ocorrerão no Anfiteatro Jorge Caron, no dia 24, a partir das 8h30.

As demais atividades programadas da Semana de Recepção podem ser conferidas no hotsite que também disponibiliza informações e sobre a cidade, o Campus e a vida acadêmica, além de mapas e telefones úteis, para auxiliar na adaptação e familiarização dos novos estudantes à Unidade.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques