Emoção e orgulho marcaram a sessão festiva da colação de grau dos formandos da EESC
04 de fevereiro de 2015

eesc colacao de grau festiva turma 2014 01 site

A solenidade foi aberta com a palavra do diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, que parabenizou os estudantes pela longa batalha e os desafios superados até o fim da graduação. “É com imensa satisfação que confirmo a formação destes estudantes como os mais novos engenheiros graduados em uma das melhores escolas de engenharia do país. Neste momento cada um de vocês está preparado para resolver, adaptar, produzir e aperfeiçoar demandas contribuindo para o desenvolvimento social e sustentável do país”, destacou o diretor.

Há 61 anos a EESC contribui com a formação de novos engenheiros, alcançando o total de 9.599 profissionais graduados ao longo de sua trajetória, capacitandos para os desafios do mercado de trabalho ou para a continuidade da carreira acadêmica, com excelente qualificação para desenvolverem soluções inovadoras em prol da sociedade.

Um momento marcado por muita emoção, orgulho e alegria dos presentes, ocorreu durante a chamada dos formandos, um a um, para receber o canudo e o cumprimento dos paraninfos.  Dentre as becas estava o estudante João Alberto Baccarin Robles Tardelli, de 22 anos, do curso Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica, que afirmou estar realizando um grande sonho. “Após cinco anos de estudo e desafios, receber o diploma da EESC é um marco na vida de qualquer pessoa. A felicidade se mistura com o sentimento de dever cumprido, porém há sempre a tristeza de ver uma fase de sua vida terminando”, comentou.

E sobre o futuro ele ainda destacou: “Meu desejo sempre foi seguir a carreira de engenheiro, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Espero nunca me afastar da engenharia, dada a sua importância para o desenvolvimento do país e por ser uma área que apresenta grandes desafios diários”, destacou.

Foram homenageados os paraninfos, professores e funcionários de cada curso, além do patrono da turma 2014, o professor aposentado José Carlos Cintra, do Departamento de Geotecnia, que agradeceu muito pela honra de ter sido escolhido pelos formandos e discursou: “Vocês ainda não estão formados e nunca vão estar, pois estar formado seria ter aprendido tudo, estar pronto e completo. Porém a formação não tem um ponto final e deve ser continuada sempre. Alguém já pode ter dito que a geração anterior não foi capaz de deixar um mundo melhor para vocês, mas talvez tenhamos conseguido deixar jovens melhores para o nosso mundo. Essa é a nossa esperança”. Para encerrar a oratória, Cintra declamou um trecho do poema Libação da autora Elisa Lucinda.

Dando continuidade ao evento, no período da noite os formandos e convidados participaram de um jantar de gala, em Araraquara. No sábado, dia 31, encerrando as festividades, ocorreu o baile de formatura, com muita alegria e confraternização.

Confira os homenageados por curso:

Patrono da Turma de 2014

Curso de Engenharia Civil

Paraninfo: Professor Libanio Miranda Pinheiro

Professor homenageado: Edson Cezar Wendland

Funcionários homenageados: Álvaro Luiz Nery e Antônia Magaly Bruno Marcondes César

Curso de Engenharia Mecânica

Paraninfo: Professor Carlos Alberto Fortulan