Docente da EESC é designado diretor do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos
22 de janeiro de 2015

eesc adilson gonzaga novo diretor do cetiscO CeTI-SC visa prover serviços de Tecnologia da Informação (TI) na USP, prestando  assistência e executando serviços de conectividade, sistemas e softwares e no centro de processamento de dados.

O novo diretor passa a ter a responsabilidade de coordenar as atividades locais da TI, tendo que captar, avaliar e documentar as demandas do campus da USP em São Carlos e encaminhá-las para as providências pertinentes.

Gonzaga comentou que não esperava ser o escolhido para ocupar o cargo no CeTI-SC, uma vez que docentes de outras unidades do Campus também foram indicados. “Foi realizada uma lista tríplice com os nomes sugeridos ao cargo para que o reitor analisasse e escolhesse. Fiquei muito grato por ser o designado”, ressaltou.

Por muito tempo o professor foi vice-diretor do antigo Centro de Informática de São Carlos (CISC), criado em 1992, e que tinha como principal finalidade prestar serviço técnico de informática, de rede e de suporte. Com a revogação da Resolução nº 7025/2014, bem como dos artigos 2º ao 7º e das Disposições Transitórias da Resolução nº 6567/2013, foi alterada a denominação do órgão para Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC), assim como os de São Paulo (CeTI-SP), Ribeirão Preto (CeTI-RP) e “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ), em Piracicaba.

Além da nomenclatura outras mudanças foram realizadas, como a criação de um Conselho Deliberativo para a área de TI, que tem o reitor na qualidade de presidente, para gerir e definir metas e planejamento estratégico das ações de TI na USP como um instrumento para viabilizar e apoiar as atividades fins da Universidade. Com isso tornou-se responsabilidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) receber as solicitações dos centros e tomar as providências pertinentes perante o Conselho Deliberativo, através do superintendente.

Antes de serem repassadas à STI, as demandas são formalizadas no Conselho Gestor de TI, formado pelo superintendente de tecnologia da informação, na qualidade de presidente, e pelos dirigentes dos centros. Esse conselho deve projetar, desenvolver, implantar e manter todas as atividades de interesse comum relacionadas à TI na Universidade. Deve também distribuir, acompanhar e avaliar as atividades de TI desenvolvidas nos centros de informática.

O docente disse que a proposta de gestão é um novo desafio, e que diversas reuniões estão sendo realizadas para definir melhor as diretrizes dos centros. “O objetivo das mudanças é melhorar a área de TI nos campi, como também centralizar os serviços e recursos na universidade. Desta forma as demandas serão organizadas e encaminhadas para a STI que terá o papel de analisá-las e priorizá-las ao Conselho Deliberativo para aprovação de recursos financeiros, orçamentários e de materiais”, definiu o diretor.

Sobre o novo diretor

Gonzaga possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Associado da EESC com experiência na área de engenharia elétrica, sistemas digitais, microprocessadores e processamento de imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, processamento de imagens, biometria e reconhecimento de padrões.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Keite Marques