Pesquisas obtêm destaque em premiações
09 de dezembro de 2014

eesc premio milton vargas siteO grupo do professor Esquivel foi vencedor na categoria Fundações da quarta edição do Prêmio Milton Vargas, através do trabalho intitulado Energia no ensaio SPT, tendo recebido um troféu original da premiação realizada no dia 16 de setembro, no Instituto de Engenharia, em São Paulo.

Além do professor Esquivel, o trabalho teve também como autores o professor George de Paula Bernardes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Guaratinguetá, e a ex-aluna Juliana Azoia Lukiantchuki, a qual recebeu título de doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da EESC em 2012.

O Prêmio foi instituído pela revista Fundações & Obras Geotécnicas, da Editora Rudder, no ano de 2011 com o intuito de homenagear o engenheiro Milton Vargas pelo seu pioneirismo na área de mecânica dos solos no Brasil. O evento também tem como objetivo premiar os melhores trabalhos técnicos publicados e obras descritas pela revista durante o ano anterior ao ano da publicação, considerando as características de contribuição para o avanço da prática da engenharia e inovação dos trabalhos.

“Esse prêmio agrega muita motivação às nossas carreiras como docentes e como pesquisadores porque significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos. Além do mais, nos foi oferecida a oportunidade de divulgar o nosso trabalho ao mundo não acadêmico, reforçando a imagem da EESC no mercado de trabalho”, afirmou Esquivel.

Prêmio Tese Destaque USP

O pesquisador de pós-doutorado Edson Giuliani Ramos Fernandes, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, do SMM, foi contemplado com uma Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP.

A tese intitulada Imobilização de enzimas em plataformas (sub) microestruturadas para aplicação em biossensores teve orientação do professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos, e a cerimônia de premiação será realizada na USP, em São Paulo, no próximo dia 16 de dezembro.

O Prêmio é oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e busca evidenciar as teses de doutorado de destaque da Universidade de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa, concedendo-se um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções Honrosas por cada grande área de conhecimento.

Pela Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Editora Rudder