USP é a 10ª melhor universidade dos países do BRICS
05 de dezembro de 2014

Esse é o segundo ano que o THE realiza uma classificação considerando apenas as universidades dos cinco países que compõe o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e países emergentes como Taiwan, Turquia, Colômbia, Chile e México.

Esse ranking utiliza os mesmos 13 indicadores de performance da classificação mundial do THE, que são agrupados em cinco categorias — ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

A lista completa das 100 melhores universidades dos Brics e Economias Emergentes pode ser conferida na página do Times Higher Education.

THE World University Ranking e THE World Reputation Ranking

No principal ranking do Times Higher Education, o World University Ranking 2014-2015, publicado em outubro, a USP subiu posições, pulando da 226-250ª para a 201-225ª colocação. Esse ranking britânico é um dos mais importantes rankings mundiais de universidades, desenvolvido em conjunto com a base de dados da Thomson Reuters.

Em outra vertente da classificação anual das universidades – o World Reputation Ranking2014, divulgado em março –, a USP ficou entre as 100 universidades com melhor reputação de todo o mundo e foi a única universidade latino-americana a figurar nessa lista, ocupando uma posição no grupo 81-90.

O World Reputation Ranking se baseia nos resultados de consultas realizadas junto a mais de 17.500 mil acadêmicos de mais de 135 países. O ranqueamento das instituições é elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino. Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento.​

Por Assessoria de Imprensa da USP