Aluno do curso de Engenharia Aeronáutica tem trabalho premiado em congresso
04 de dezembro de 2014

eesc premiacao cnmac aluno aeronatica

O trabalho teve o objetivo de compreender o funcionamento da esteira assimétrica em um escoamento aerodinâmico. É chamado de esteira o movimento que o ar adquire depois de passar por algum corpo, como é o caso da asa de um avião em voo. Essa esteira pode ter um perfil assimétrico devido a diferentes fatores, entre eles a geração de sustentação pela asa.

Mathias abordou que na indústria aeronáutica esse conhecimento sobre quais fatores afetam o som gerado pelo ar ao passar pelo avião pode ser usado com o objetivo de se construir aeronaves mais silenciosas futuramente. “Com o desenvolvimento de motores mais silenciosos, outras áreas do avião passaram a ter posição de destaque entre os geradores de som, entre elas os ‘flaps’ e ‘slats’ (dispositivos de hipersustentação) das asas, que geram esteiras assimétricas. Isso se torna especialmente importante com os crescentes requisitos ambientais para a operação em determinados aeroportos”, explicou.

Durante o trabalho, além de toda a teoria estudada, foram realizadas diversas simulações computacionais com programas desenvolvidos especialmente para esse problema. O resultado dessas simulações foi comparado a outros previamente existentes e mostrou-se coerente. Com eles, foi possível entender melhor quais e como diferentes fatores afetam não só a geração de som em uma esteira, mas também sua estabilidade e a formação de vórtices (movimentos espirais ao redor de um centro de rotação).

O orientador do trabalho foi o professor Marcello Augusto Faraco de Medeiros, do Departamento de Engenharia Aeronáutica, que contribuiu marcando reuniões semanais em grupo de orientados, de graduação e pós-graduação. “Ele sempre me sugeriu quais deveriam ser os objetivos da pesquisa e qual caminho poderia seguir para alcançá-los. Sempre que surgiam dúvidas ou problemas, o professor e os outros orientados foram de grande ajuda para encontrar soluções”, ressaltou o estudante.

Medeiros comentou que a premiação é muito tradicional na área de matemática aplicada e computacional, e o resultado do trabalho do Mathias vem a demonstrar a grande interligação com a engenharia, que, em sua opinião, deve ser ampliada para beneficio mútuo. “A exposição em uma conferência enriquece muito a formação de qualquer aluno. Isso permite avaliar a qualidade do seu trabalho em relação a outras pessoas em condição semelhante. Para aqueles que pretendem continuar os estudos na pós-graduação é ainda mais relevante, pois se inicia uma rede de contatos e o futuro profissional vai compreendendo a importância das conferências para as atividades de pesquisa, onde os bons trabalhos são discutidos”, destacou.

O Congresso teve a participação de cerca de 800 pessoas, entre pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional, e teve como objetivo discutir trabalhos em andamento, divulgar resultados e acompanhar a produção científica em desenvolvimento nas principais instituições nacionais.

Marlon foi premiado na categoria Beatriz Neves de trabalhos de Iniciação Científica, e afirmou que o prêmio, assim como outras participações em congressos, é um reconhecimento do trabalho realizado. “Sinto-me muito feliz ao poder expor o que estudei e desenvolvi ao lado de outros excelentes trabalhos apresentados nesses congressos, tanto na área da engenharia aeronáutica quanto fora dela. Vejo tudo isso como experiências que me motivam a continuar estudando”, descreveu.

O evento também contou com o prêmio de Pós-Graduação da SBMAC, nas categorias de mestrado e doutorado, que é denominado Prêmio Odelar Leite Linhares, além de oferecer minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações, sessões especiais dedicadas à iniciação científica e ao ensino, exposições e mesas-redondas.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: XXXV CNMAC