Sistemas e padrões de comunicação em saúde são tema de palestra
01 de dezembro de 2014
Compartilhe:

eesc saude siteO professor Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques, da FMRP, irá ministrar a apresentaçãona qual discorrerá sobre um conjunto de padrões de comunicação voltados para a interoperabilidade de sistemas de informação em saúde, mostrando sua aplicabilidade no contexto do modelo de troca de informação proposto pelo Ministério da Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sobre a apresentação

O termo eSaúde, também conhecido por seu equivalente em inglês, eHealth, refere-se a qualquer aplicação de internet utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada na melhoraria do acesso, da eficiência, da efetividade e da qualidade dos processos clínicos e assistenciais necessários a toda a cadeia de atendimento à saúde. O objetivo único é prover melhores condições de tratamento aos pacientes e melhores condições de custeio ao sistema de saúde.

 

O conceito engloba desde a entrega de informações clínicas aos parceiros da cadeia de atendimento, passando pelas facilidades de interação entre todos os seus membros, chegando à disponibilização dessa mesma informação nos mais difíceis e remotos lugares. Para que o conceito de e-Saúde possa ser implementado no ambiente real de atenção à saúde, é imprescindível a troca de informações referentes ao tratamento do paciente, que deve ser garantida pela capacidade de interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação envolvidos nesse processo.

 

Essa interoperabilidade define-se como a habilidade de transferir e utilizar informações de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações e sistemas de informação em dois níveis principais: interoperabilidade funcional, que é a interação de dois ou mais sistemas (equipamentos, sistemas de informação e bases de dados) para trocar informações de acordo com um conjunto de regras definidas; e interoperabilidade semântica, que se refere à capacidade de sistemas compartilharem informações compreendidas através da definição de conceitos de domínio.

 

informação

Professor José Marcos Alves Tel.: (16) 3373-9344 E-mail: jma@sc.usp.br


Veja também