Ações de sustentabilidade são apresentadas em evento da ONU no Japão
26 de novembro de 2014

eesc sga japao 2Na ocasião Patrícia esteve acompanhada pela gerente dos Programas Socioeducativos do SESC São Paulo, Maria Alice Oieno de Oliveira Nassif, e pelo agente de educação ambiental do SESC São Paulo, Juarez Michelotti, que apresentaram os resultados e lançaram os Anais da 6ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade: O melhor de ambos os mundos, realizada em maio deste ano em Bertioga e organizada em conjunto pela SGA e SESC-SP, com apoio da EESC e do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da ESALQ.

A publicação bilíngue, em português e inglês, foi lançada nas versões impressa e digital, em PDF, e conta com informações da conferência, artigos completos dos palestrantes e demais participantes.“Houve um grande interesse por parte dos organizadores em aproveitar o evento para lançar os anais da conferência que possuem dados importantes dos trabalhos realizados”, destacou Patrícia.

eesc sga japao 3 site

No período de 10 a 12 de novembro a coordenadora também participou do evento UNESCO Conference on Education for Sustainable Development, que teve como objetivo relacionar e avaliar a evolução alcançada mundialmente durante Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, campanha lançada em 2005 pela Organização das Nações das Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com diversos programas, ações, bolsas e esforços para avançar em termos educacionais. “Foi um momento de muito aprendizado e um balanço muito importante do que já se conquistou e o que ainda se precisa avançar na área”, explicou.

Ela também teve a oportunidade de participar de outro evento paralelo à conferência, o Towards a Sustainable Campus, e apresentar novamente as ações desempenhadas pela SGA e o EESC Sustentável, destacando três aspectos: política ambiental da USP em construção, programa formação ambiental de servidores e também o projeto de ambientalização dos currículos dos cursos de graduação da EESC. “Cerca de 30 pessoas de várias áreas participaram do evento e muitas se interessaram em manter contato conosco, especialmente sobre o tema da mudança nos currículos acadêmicos, que se apresentou como o maior desafio atualmente”, comentou.

Patrícia ainda ressaltou que conversou bastante com os professores que coordenam a United Nations University (UNU) sobre o projeto Promotion of Sustainability in Postgraduate Education and Research Network, que se apoia em outras universidades para oferecer formação em pós-graduação – mestrado e doutorado em sustentabilidade – na região da Ásia. “A rede da United Nations University tem pouca inserção na América Latina, e os docentes possuem muito interesse em cooperação para formação de pós-graduandos com apoio da ONU. A EESC está analisando formas de contribuir com projeto e elaborar parcerias”, explicou.

Além das apresentações, a coordenadora participou como ouvinte da International Conference on Higher Education for Sustainable Development, que abordou temáticas da sustentabilidade e educação ambiental de projetos desenvolvidos pela ONU em parceria com outras instituições.

Cooperação Internacional

No período de 15 a 28 de outubro, Patrícia também esteve na cidade de Pretória, na África do Sul, para participar da quarta e última etapa do projeto de cooperação internacional firmado entre SGA e o College of Education, da University of South Africa (UNISA), intitulado Cooperation in education for sustainability and environmental education: strengthening ties between UNISA and USP.

eesc sga japao 1Como educadora convidada, conduziu dois seminários para os docentes e funcionários da UNISA, apresentando a coleta e o resultado de dados do Projeto de Pegada Ecológica realizada na África e a redação de dois artigos. A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

“A parte final do projeto era compartilhar os resultados com as pessoas que não trabalham diretamente com área ambiental e também apresentar pontos que precisam melhorar para diminuir o tamanho da pegada ecológica, além de incentivar outros institutos da universidade a adotarem a mesma metodologia”, explicou.

Outro foco do projeto, que ainda terá continuidade, é a identificação do desempenho dos cursos de especialização a distância da UNISA na área de educação ambiental, abordando o funcionando e os principais destaques de aprendizado através da visão de ex-alunos. “Desenvolvemos um questionário para avaliar o desempenho do curso e submetemos a egressos. A próxima tarefa do projeto será fazer mais um artigo com resultado dessa avaliação”, definiu.

Posteriormente, Patrícia apresentou um artigo sobre o projeto de cooperação entre a USP e a UNISA no evento International Conference on Mathematics, Science and Technology Education (ISTE 2014), que ocorreu de 19 a 23 de outubro, na cidade Limpopo.

A troca de experiências obtida nos eventos será apresentada pela coordenadora na próxima reunião aberta do programa EESC Sustentável, que será realizada nesta quinta-feira, dia 27, às 9 horas, auditório I do CETEPE.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Patrícia Leme