Paulo Sérgio Varoto foi eleito novo diretor da EESC
21 de novembro de 2014

eesc diretor eleito paulo varoto siteVaroto obteve 69 votos no segundo turno, depois de vencer também o primeiro com 42. O novo diretor iniciará sua gestão no dia 24 de fevereiro de 2015, após o término do mandato do atual, professor Geraldo Roberto Martins da Costa.

Ao final do processo eletivo, Varoto relatou: “Sinto-me extremamente feliz em sentir que a Escola nos deu um grande apoio e quero afirmar que sou muito grato a este voto de confiança que os docentes, discentes e servidores técnicos administrativos deram. Espero corresponder a tudo isso, oferecendo o meu melhor e atuando como um facilitador para todos. Ter colocado novamente meu nome à disposição da comunidade foi por entender que o professor titular na USP tem como função, de certa forma, liderar os processos que vão conduzir o futuro da Universidade. Por isso não considero um ato persistente ou de vaidade da minha parte, mas sim de me colocar mais uma vez à disposição para trabalhar em prol da Escola”.

Sobre as diretrizes que pretende tomar como novo diretor, o professor destacou: “Irei definir algumas ações estratégicas sempre visando à melhoria da EESC enquanto escola, formadora de pessoas e produtora de conhecimento. Nesse sentido, vamos tentar atuar melhorando o ensino de graduação para contribuir com os programas de pós-graduação, auxiliando em uma maior visibilidade da pesquisa e nas relações interinstitucionais da EESC com a comunidade local, nacional e internacional.

Conheça a carta proposta apresentada pelo professor durante sua candidatura clicando aqui.

Perfil

Paulo Sérgio Varoto é engenheiro mecânico e mestre em engenharia mecânica, com títulos concedidos pela EESC em 1987 e 1991, respectivamente. Possui doutorado em mecânica aplicada pelo Aerospace Engineering and Engineering Mechanics Department, da Iowa State University of Science and Technology, Estados Unidos, em 1996, tendo recebido o prêmio Research Excellence Award neste período. Também é livre-docente pela EESC desde 2002 em Dinâmica de Máquinas e Sistemas no Departamento de Engenharia Mecânica (SEM).

Iniciou sua carreira acadêmica como auxiliar de ensino no SEM em 1989, e desde setembro de 2005 ocupa o cargo de professor titular do mesmo departamento, na área de Dinâmica de Sistemas Mecânicos. Foi coordenador da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica (1999-2003), presidente da Comissão de Graduação da EESC (2001-2005), membro titular da Câmara de Avaliação da USP (2004-2005), além de coautor do projeto acadêmico do Curso de Engenharia Mecatrônica da EESC. Atualmente desenvolve segundo mandato como chefe do SEM (2013-2015).