Reitor da USP participou de inauguração de dependências da EESC
19 de novembro de 2014

eesc inauguracao lemi smm 02 site

Também estiveram presentes o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, os chefes de departamentos, Paulo Sérgio Varoto, do SEM, e Luiz Carlos Casteletti, do SMM, além de autoridades da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), docentes e funcionários.

eesc inauguracao lemi smm 05 site siteIniciando a solenidade de inauguração do LEMI, o diretor da Escola falou sobre a importância e esforço dispensados para a conclusão do laboratório. “Quero parabenizar todo o empenho do professor Oscar Rodriguez, coordenador do laboratório, por acompanhar todo processo de construção deste espaço de pesquisa que já é uma referência para indústria petrolífera”, concluiu.

Já Zago destacou em seu discurso que a inauguração desse laboratório é simbólica no sentido de mostrar a colaboração que existe entre a Universidade e setor produtivo, por se tratar de uma parceria da mais importante e expressiva universidade da América Latina com a maior empresa de petróleo do país.

“Essa parceria também possui efeitos práticos, pois existe em São Carlos uma competência reconhecida que pode gerar soluções técnicas importantes para área. Ao mesmo tempo tem um efeito positivo para a própria Escola, pois revela problemas reais que servem como ‘feedback’ para desenvolver novos desafios de natureza acadêmica”, afirmou o Reitor.

O gerente de tecnologia de elevação e escoamento do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES), Roberto Carlos Gonçalves de Oliveira, também comentou a importância do laboratório para o desenvolvimento de pesquisas na área. “As atividades que são conduzidas nas universidades são complementares às do Centro, que trabalha mais com a pesquisa aplicada, e as universidades desempenham mais as atividades ligadas ao nível acadêmico, que é complementar, já que para fazer uma pesquisa aplicada necessita-se conhecer os fundamentos da ciência envolvida”.

eesc inauguracao lemi smm 06 site

O professor Rodriguez explicou que o LEMI traz uma nova estrutura que permite alcançar patamares de escala um pouco mais próxima à real nos experimentos com petróleo. O docente ainda salientou que já são realizados há muitos anos experimentos menores no Laboratório do Núcleo de Engenharia Térmica e Fluídos (NETeF), localizado no Campus 1, que visam ao desenvolvimento tecnológico para a indústria de petróleo. “O LEMI tem uma infraestrutura diferenciada que permite alcançar pressões, temperaturas e vazões que se aproximam um pouco mais da escala piloto, e na engenharia a escala é muito importante. Serão feitos experimentos para indústria do petróleo na área de escoamento de elevação artificial, que é a parte da cadeia de produção que retira o petróleo do reservatório e o leva até a refinaria”, definiu.

O docente ainda destacou que os benefícios para a indústria petrolífera são muitos quando analisados à luz da exploração do pré-sal, que pode ser definida como uma fronteira tecnológica a ser transposta, por existir uma série de dúvidas e problemas técnicos ainda em aberto no escoamento. “No laboratório, além de se fazer pesquisas básicas, também serão desenvolvidos e disponibilizados produtos tecnológicos para a indústria, os quais ajudam a otimizar processos e a diminuir o risco de parada de produção e desastres ambientais”, comentou.

Ao fim da solenidade foi descerrada a placa de inauguração do novo laboratório, e o reitor prosseguiu com sua visita até o prédio do SMM, que foi oficialmente inaugurado na sua presença, embora tenha estado em funcionamento desde o fim de 2013.

eesc inauguracao predio smm site site

Para Casteletti o comparecimento do reitor foi muito gratificante para todos os participantes do evento, que contou também com a presença de alunos de graduação.

eesc inauguracao lemi smm 10 site

“O departamento, além de ser responsável pelo curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, oferece disciplinas teórico-práticas para os seguintes cursos da EESC: Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Produção, atendendo semestralmente acima de 350 alunos”, ressaltou.

Essa foi a primeira visita formal que Zago realizou à Escola, e coincide com o término do mandato do atual diretor. “Nunca é tarde para proferir elogios públicos ao diretor pelo excelente trabalho que realizou durante seu mandato de gestão na EESC”, elogiou o reitor. Agradecendo os ensejos, Costa destacou a importância da visita do maior representante da instituição.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques