Trabalho desenvolvido na EESC foi destaque em concurso de inovação e sustentabilidade
18 de novembro de 2014

eesc premio sisca dulce siteIncertezas climáticas, tendências de crescimento populacional e mudanças no estilo de vida são iminentes preocupações que ameaçam a segurança hídrica no Brasil e no mundo. O trabalho apresentado consiste de uma proposta metodológica de avaliação da segurança hídrica baseada no balanço de águas azul e verde, que são definidas de acordo com o processo hidrológico e unidade de armazenamento envolvidos.

A categorização dessas parcelas do ciclo hidrológico determina sua capacidade de utilização e é capaz de promover a gestão integrada do solo e recursos hídricos, buscando-se o atendimento de demandas hídricas para atividades humanas e manutenção de ecossistemas aquáticos conforme a disponibilidade hídrica no espaço e no tempo. “Nossos resultados revelam padrões espaciais e temporais de ocorrência dos indicadores e contribuem para o entendimento de como e quando ameaças à segurança hídrica podem ocorrer”, explicou a pesquisadora.

O trabalho integra a tese de doutorado que foi elaborada sob orientação dos professores Eduardo Mario Mendiondo, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, e Hoshin V. Gupta, da University of Arizona, EUA. “A Menção Honrosa traz uma reflexão de como inovar aliando novas tecnologias de engenharia com conhecimentos clássicos e tradicionais, úteis tanto para a sala de aula como para os órgãos licenciadores e tomadores de decisão”, destacou Mendiondo.

O evento abordou o tema Inovação, ciência e sustentabilidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ocorreu no Auditório da Administração da Escola Politécnica da USP e contou com a presença da Líder de Sustentabilidade e Legado do Comitê Organizador do Rio 2016, Tania Braga, da Diretora de Sustentabilidade da Dow para a América Latina, Christianne Canavero, e do Diretor de P&D da Dow, Marcos França.

Prêmio SISCA

Alinhado às metas de sustentabilidade da Dow para 2015, o prêmio é anual com o objetivo de incentivar ideias, soluções e tecnologias em inovação e sustentabilidade por meio de trabalhos de ponta, além de promover e cultivar novos pensamentos sobre sustentabilidade e inovação, auxiliando também à promoção da USP e fomentando parcerias acadêmicas no Brasil e América Latina.

Esta é a sexta edição do Sustainability Innovation Student Challenge Award (SISCA) no Brasil e teve 80 trabalhos inscritos entre teses e dissertações dos alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo nas categorias saúde, meio ambiente, clima, energia, segurança de produtos, comunidade e química sustentável. Os selecionados, de vários cursos, entre eles direito, engenharia e física, foram avaliados por um comitê formado por professores da USP seguindo critérios como originalidade e relacionamento com o tema.

Iniciativa global, o SISCA premia anualmente estudantes de 17 universidades ao redor do mundo que apresentem projetos que abordam os desafios mundiais em sustentabilidade. Para Dulce sua participação no evento foi importante pelo contato empresa-universidade valorizando trabalhos relevantes em ambos os setores. “Foi um momento grande satisfação pessoal pelo reconhecimento do meu trabalho por uma renomada empresa multinacional e pela expectativa de contribuição para a sociedade brasileira”, destacou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC