Professor da Universidade do Minho ministra palestra sobre microdispositivos médicos na EESC
17 de novembro de 2014

O Centro MEMS reúne investigadores de micro-nano sistemas da Universidade do Minho (UMinho), de outras universidades e do Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL), localizado em Braga, Portugal. Seu foco é o desenvolvimento e a micro-nano fabricação de dispositivos e componentes para duas grandes fileiras: aplicações industriais (automobilística, aeroespacial, energia e têxtil) e aplicações biomédicas (neuroengenharia, endoscopia, cirurgia e reabilitação).

As aplicações industriais focam-se nos microdispositivos e componentes mecânicos, óticos, de comunicações sem fios, energy scavenging (satélites e navegação) e revestimentos. Nas aplicações biomédicas, destacam-se os eletrodos neuronais, ‘lab-on-a-chip’, ótica em endoscopia, dispositivos implantáveis, próteses inteligentes e microinstrumentos cirúrgicos.

Serão apresentados dois projetos baseados em microdispositivos médicos.

O evento é voltado para docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais da área interessados no assunto, sendo aberto ao público. Não há necessidade de inscrição para participar.

Sobre o palestrante

Correia é professor Catedrático no Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho desde 2009. É diretor do Centro MEMS daquela instituição. Sua atividade de I&D baseia-se na fabricação de microdispositivos (microssensores, microatuadores, microssistemas) para aplicações biomédicas. Licenciou-se em Engenharia Física – ramo de eletrônica e instrumentação – pela Universidade de Coimbra. Possui o Doutorado na área de Microssistemas Óticos pela Universidade Técnica de Delft, Holanda. É coautor, conjuntamente com o professor João Paulo Pereira do Carmo, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, das obras em português Introdução às microtecnologias no silício e Introdução à instrumentação médica.

informação

Professor João Paulo Pereira do Carmo Tel.: (16) 3373-9330 E-mail: jcarmo@sc.usp.br