Conferência premia 23 trabalhos científicos na área de robótica, sistemas inteligentes e aprendizado de máquina
11 de novembro de 2014
Compartilhe:

eesc jcris final 3 site

Um dos destaques da conferência foi a palestra de Reid Simmons, da Carnegie Mellon University, um dos pioneiros na área de robótica. Ele é o criador do robô Xavier – um dos robôs mais famosos vendidos na década de 90 nos Estados Unidos e na Europa”, destacou a coordenadora geral da JCRIS 2014, Roseli Romero, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Uma versão atualizada de Xavier já foi usada como guia turístico no Museu Nacional de História Natural Smithsonian, em Washington.

 

“O evento propiciou um período de convivência entre os participantes, que possibilitou a troca de experiências, a discussão de trabalhos e a identificação de interesses comuns. As palestras foram apresentadas por pesquisadores de renome, que trouxeram informações atualizadas sobre suas pesquisas”, ressaltou a professora Heloisa de Arruda Camargo, do Departamento de Computação da UFSCar, uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) e do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS).

 

A professora da UFSCar ressalta, ainda, a participação do sueco Patrick Doherty, da Universidade Linköpings, nos eventos. “Nos últimos 20 anos, o grupo de Doherty tem desenvolvido técnicas de planejamento automático, visão computacional, aprendizado de máquina, negociação em sistemas multiagentes, percepção robótica (entre outras) em um sistema de busca e resgate com veículos aéreos não tripulados. O trabalho já está maduro o suficiente para ser aplicado em missões reais”, explica a professora.

 

Já o coordenador de programa do II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), André de Carvalho, também professor do ICMC, afirma que o Simpósio proporcionou a apresentação de novas técnicas para aprendizado de máquina e mineração de dados, além de mostrar como essas técnicas têm sido aplicadas em vários problemas reais. “Houve também um painel que contou com a participação de representantes das indústrias e centros de pesquisa para discutir o uso e a expansão dessas técnicas nos vários setores da economia”, disse Carvalho. 

eesc jcris final 2 site

Sobre a JCRIS 2014 – Parte das comemorações dos 80 anos da USP, a Conferência foi promovida conjuntamente pela USP em São Carlos – por meio do ICMC, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica.

 

A JCRIS contou, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

eesc jcris final site

 

Os 23 trabalhos premiados 

 

Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS)

• Melhor artigo: Label Construction for Multi-label Feature Selection. Autores: Newton Spolaôr, Maria-Carolina Monard, Grigorios Tsoumakas e Huei Lee.• Menção honrosa: Data clustering using topological features. Autores: Cássio Pereira e Rodrigo Mello.• Menção honrosa: An Object-Based Visual Selection Model Combining Physical Features and Memory. Autores: Alcides X. Benicasa, Marcos G. Quiles, Thiago C. Silva, Liang Zhao e Roseli A.F. Romero.

 

Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC)

• Melhor artigo: Normalização Textual e Indexação Semântica Aplicadas na Filtragem de SMS Spam. Autores: Tiago P. Silva, Igor Santos, Tiago A. Almeida e José M. G. Hidalgo.• Menção honrosa: Agente negociador baseado em técnicas fuzzy. Autores: Miriam Mariela Morveli Espinoza, Myriam Regattieri Delgado e Cesar A. Tacla.• Menção honrosa: Alinhamento múltiplo de sequências utilizando otimização dialética. Autores: Rodrigo Gomes De Souza, Antônio Luiz Vieira Da Silva Júnior, Ricardo Yara e Wellington Pinheiro Dos Santos.

 

Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC)

• Melhor tese de doutorado: Evolving Granular Systems, de Daniel Leite. Orientadores: Fernando Gomide e Pyramo Costa. Instituição: Escola de Engenharia Elétrica e da Computação/UNICAMP.• Segunda melhor tese de doutorado: Redes Neurais e Algoritmos Genéticos para Problemas de Classificação Hierárquica Multirrótulo, de Ricardo Cerri. Orientador: André C. P. L. F. de Carvalho. Instituição: ICMC/USP. • Segunda melhor tese de doutorado: On Extension of Fuzzy Connectives, de Eduardo S. Palmeira. Orientador: Benjamin R. Bedregal. Instituição: Departamento de Informática e Matemática Aplicada/UFRN. • Terceira melhor tese de doutorado: Roteamento Dinâmico de Veículos Não-Holonômicos para Visita a Regiões, de Douglas G. Macharet. Orientador: Mario F. M. Campos. Instituição: Laboratório de Visão Computacional e Robótica/UFMG.• Melhor dissertação de mestrado: GPFIS: Um Sistema Fuzzy-Genético baseado em Programação Genética, de Adriano Soares Koshiyama. Orientadores: Marley Vellasco e Ricardo Tanscheit. Instituição: PUC/Rio de Janeiro.• Segunda melhor dissertação de mestrado: Data clustering based on collective behavior and self-organization, de Roberto Gueleri. Orientador: Liang Zhao. Instituição: ICMC/USP.• Terceira melhor dissertação de mestrado: Signal Classification by Similarity and Feature Extraction Allows an Important Application in Insect Recognition, de Diego Silva. Orientador: Gustavo Batista. Instituição: ICMC/USP.• Menção honrosa em dissertação de mestrado: Relational Learning by Using Bottom Clauses into C-IL2P, de Manoel Franca. Orientadores: Gerson Zaverucha e Arthur d’Avila Garcez.

 

II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe)

• Melhor artigo: An interestingness index for spacetime events. Autores: R. Assunção, F. Silva.• Segundo melhor artigo: Ensembles de Classificadores para Bases de Dados Desbalanceadas: Uma Abordagem Baseada em Amostragem Evolucionária. Autores: E. R. Q. Fernandes, A. P. L. de Carvalho, A. L. V. Coelho.• Terceiro melhor artigo: Information Gain Feature Selection for Multi-Label Classification. Autores: Rafael B. Pereira, Alexandre Plastino, Bianca Zadrozny, Luiz H. C. Merschmann.• Melhor pôster: Usando Semi-supervisão para definir Representantes Auxiliares em Processos de Agrupamentos de Dados. Autores: W. J. Silva, M. C. N. Barioni, S. de Amo, H. L. Razente.

 

Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Robotics (CTDR)

• Melhor tese de doutorado: Roteamento Dinâmico de Veículos Não-Holonômicos para Visita a Regiões, de Douglas G. Macharet. Orientador: Mario Fernando M. Campos. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais.• Segunda melhor tese de doutorado: Aperfeiçoamento de uma Arquitetura para Robótica Social, de Renato Ramos da Silva. Orientadora: Roseli Aparecida Francelin Romero. Instituição: ICMC/USP. • Melhor dissertação de mestrado: Segregative Behaviors in Swarm Systems, de Vinicius Graciano Santos. Orientador: Luiz Chaimowicz. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais.• Segunda melhor dissertação de mestrado: Relational Transfer across Reinforcement Learning Tasks via Abstract Policies, de Marcelo Li Koga. Orientadores: Valdinei Freire e Anna Helena Reali Costa. Instituição: Escola Politécnica/USP.• Segunda melhor dissertação de mestrado: Inversa Filtrada: Uma Solução Alternativa para a Cinemática Inversa de Robôs Manipuladores, de Lucas V. Vargas. Orientadores: Antônio Leite e Ramon R. Costa. Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por Denise Casatti (Assessoria de Comunicação do ICMC) com a colaboração de Keite Marques (Assessoria de Comunicação da EESC)


Veja também