Pesquisadores dos EUA realizaram visita à EESC
05 de novembro de 2014

eesc palestra davi sep  3 siteDavis apresentou a palestra de Gestão de Serviços (Service Management) no último dia 29, no Anfiteatro Jorge Caron da EESC, e abordou uma visão geral sobre o tema, destacando sua importância e crescimento atuais, inclusive no Brasil, através da experiência dele como docente, pesquisador e praticante na área.

Segundo Gerolamo a visita do pesquisador foi importante para apresentar as demandas do mercado, já que a satisfação dos clientes tem se tornado uma das maiores preocupações das empresas, revelando-se um fator crítico de sucesso para a sua competitividade. “É necessário melhorar constantemente os métodos e os procedimentos de trabalho de modo a elevar a eficácia, atendendo às expectativas dos consumidores. O conhecimento de técnicas de Gestão de Serviços pode auxiliar as organizações na busca por esse objetivo de negócio”, explicou.

A vinda de Davis ao Brasil foi financiada pelo Programa Professor Visitante do Exterior (PVE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sua apresentação contou com um público diversificado, incluindo alunos de graduação e pós-graduação da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Faculdade de Tecnologia (FATEC), além de funcionários, docentes e profissionais de empresas da cidade de São Carlos com interesse no tema.

Davis é docente da área de gerenciamento com foco em gestão de serviços na Bentley University, já trabalhou como engenheiro de manufatura para a General Electric (GE) e também atuou no projeto de sistemas para o Exército Americano. Lecionou como professor convidado em instituições na Espanha, França e Austrália com ênfase nos problemas de espera em filas, tendo diversos artigos publicados na área.

eesc palestra fosdick set  3 siteNo dia 30, no auditório Ílio Montanari do SET, foi a vez do pesquisador Fosdick apresentar a palestra intitulada A Generalized Continuum with Internal Corner and Surface Contact Interactions. A palestra foi uma das atividades da visita de uma semana de Fosdick na EESC. A visita faz parte de uma colaboração de mais de 20 anos com o professor Aguiar e teve como objetivos renovar programa de pesquisa conjunto no Instituto de Supercomputação de Minnesota, em Minneapolis e discutir novos rumos desta colaboração. Em particular, deseja-se combinar a experiência acumulada sobre o estudo do comportamento singular de materiais da teoria local da mecânica do contínuo clássica com a teoria não local apresentada em sua palestra para propor uma teoria termodinâmica não local do comportamento de materiais não convencionais.

“A teoria resultante trará novas perspectivas sobre o comportamento material na vizinhança de pontos singulares, com inúmeras e importantes aplicações para a engenharia. Além das aplicações clássicas, essa teoria poderá ser aplicada na descrição da deformação e do escoamento de novos materiais”, destacou Aguiar.

Fosdick é docente emérito do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica da UMN e editor-chefe do Journal of Elasticity e seus interesses de pesquisa abrangem um amplo espectro de problemas da termodinâmica e da mecânica do contínuo. Formado em Matemática Aplicada pela Brown University, ele utiliza ferramentas matemáticas para estudar o comportamento não linear de materiais.

Além de pesquisador renomado, Fosdick é reconhecido pela excelência no ensino, com apresentações meticulosamente preparadas e ministradas com clareza. Seus cursos em Mecânica do Contínuo no Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica atraíam estudantes de várias outras áreas da engenharia – tais como civil, química e mecânica – e da matemática. Em 2010, recebeu medalha da Sociedade da Ciência da Engenharia em reconhecimento pelas suas contribuições singulares ao entendimento de instabilidades em fluidos e sólidos complexos, pelos seus esforços como educador e pelos serviços para a comunidade da ciência de engenharia nas últimas décadas.

“Ele continua exercendo forte influência sobre os rumos que essas áreas têm tomado nas últimas décadas, além de ser referência e fonte de inspiração para vários pesquisadores das ciências matemática e de engenharia em suas diferentes fases de formação e profissionais”, comentou Aguiar.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC