No Dia dos Professores, alunos de Engenharia de Computação homenageiam docentes do ICMC e da EESC
16 de outubro de 2014

eesc icmc homenagem saecomp site

Em uma cerimônia realizada na tarde da última quarta-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, no saguão da Biblioteca Achille Bassi, foram homenageados os professores Mário Oleskovicz e João Navarro Soares Júnior, da EESC, e o professor Adenilso Simão, do ICMC. Na ocasião, cada professor recebeu um quadro com uma mensagem de reconhecimento.

“Os alunos estão de parabéns por essa iniciativa, pois muitas vezes os professores não são valorizados pelo desempenho no ensino para a graduação. Espero que essa ideia se espalhe pelo campus”, afirmou Oleskovicz. “Essa homenagem nos traz motivação para continuarmos buscando fazer o melhor em sala de aula”, adicionou Simão.

O presidente da SAEComp, Mateus Vanzella, explicou que a homenagem marca o sentimento de gratidão dos alunos por esses professores e mostra a eles que estão no caminho certo. “Às vezes, é difícil para nós sabermos se estamos de fato no caminho certo. Por isso, esse feedback dos alunos é tão importante”, completou Navarro.

eesc icmc homenagem saecomp 2 sitePara definir os professores homenageados, a SAEComp gera, no final de cada semestre, um formulário online, o qual é respondido pelos alunos. Para a escolha, só estão aptos à votação professores do semestre anterior ao atual. Os critérios de escolha são, por exemplo, o empenho do professor com a turma (que engloba o preparo de aula, preocupação do aprendizado, confecção de listas, etc.), o ensino (que abarca tanto o domínio da disciplina quanto a qualidade dos trabalhos pedidos) e características como carisma e humildade.

Segundo Vanzella, desde a implantação da iniciativa, no primeiro semestre de 2013, os alunos já notaram que alguns professores melhoraram a relação estabelecida com os alunos, mostrando-se mais abertos ao diálogo com as turmas. Para Vanzella, essa abertura ao diálogo e a boa didática são os aspectos que mais contribuem para a melhoria da relação ensino/aprendizagem.

Texto e fotos por Denise Casatti da Assessoria de Comunicação ICMC/USP