EESC Sustentável apresentou trabalhos em simpósio mundial sobre sustentabilidade
10 de setembro de 2014
Compartilhe:
eesc simposio sobre sustentabilidade manchester 02
A educadora ambiental, Patrícia Leme, apresentou quatro trabalhos sobre sustentabilidade desenvolvidos na USP em São Carlos. Foto: Divulgação.

O simpósio teve como objetivo oferecer espaço às universidades para compartilharem os trabalhos nas áreas de educação e do desenvolvimento sustentável no âmbito acadêmico, discutirem abordagens metodológicas e projetos que visam integrar conhecimento ao currículo das universidades, além de fornecer uma plataforma de cooperação entre os participantes. “O evento tem papel fundamental para o aprendizado e a avaliação de projetos sustentáveis desenvolvidos pelas instituições de ensino”, destacou Patrícia.

 

Participaram do evento cerca de 200 pessoas de 30 países, havendo apresentações de centenas de trabalhos, dos quais as principais diretrizes abordadas foram nas áreas de: inserção da sustentabilidade nos currículos de graduação; sustentabilidade na gestão do campus; envolvimento da comunidade em prol da causa ambiental e novas abordagens integradoras da sustentabilidade nas universidades.

 

Na oportunidade, foram destacados os esforços da USP em ações sustentáveis através da apresentação de quatro trabalhos desenvolvidos no campus em São Carlos, incluindo duas iniciativas promovidas pelo programa EESC Sustentável: Análise de conteúdo de sustentabilidade no currículo de graduação de engenharia e Sustentabilidade na Universidade de São Paulo (USP): o caso da Escola de Engenharia de São Carlos, contendo metodologias e resultados obtidos em ações e pesquisas na área.

 

Essas pesquisas são desenvolvidas por especialistas da EESC, SGA, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Univeristy of South Africa (UNISA) e têm como propósito oferecer projetos de extensão para que se estendam não apenas à comunidade interna, mas também externa do campus. “As universidades têm um papel fundamental na promoção do conhecimento e exemplos de aplicação”, definiu Patrícia.

 

Na aplicação de boas práticas, a educadora ambiental ressaltou que a Escola apresentou grandes avanços na área e foi muito elogiada por outros participantes do Simpósio, sendo tratada como referencia aos países da América Latina que mais assemelham a cultura brasileira. “A sustentabilidade é vinculada à cultura, da qual se deve levar em consideração as características sociais e econômicas para implantar um modelo de sucesso”, explicou.

 

Após o evento, Patrícia irá se reunir com a coordenação e integrantes do EESC Sustentável para apresentar os principais resultados mostrados no simpósio e os trabalhos compartilhados no intuito de inserir novas ações no programa. A reunião será aberta ao público em geral e a data de realização será divulgada oportunamente.

 

Programa EESC Sustentável

Criado em 2011, o programa EESC Sustentável tem como objetivo organizar uma política institucional que vise à inserção da sustentabilidade de forma ampla e integrada nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração dentro das áreas de conhecimentos da Escola, buscando soluções mais sustentáveis para os problemas da Universidade. Desta forma, busca o envolvimento da comunidade local na construção de programas, projetos e ações a serem desenvolvidas e implantadas na EESC e sugeridas às outras unidades da USP.

 

A metodologia é construída pela integração de grupos de trabalho compostos por especialistas das áreas das ciências da engenharia e outras áreas relacionadas à temática da sustentabilidade, integrando demais membros da comunidade do campus como alunos, servidores docentes, técnicos e administrativos, para o desenvolvimento de estudos e ações que possam contribuir para a melhoria do desempenho ambiental da Escola e do campus universitário.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

 


Veja também