Semana da Engenharia de Materiais abordou oportunidades na área
10 de setembro de 2014

A Semana teve como objetivo integrar estudantes, engenheiros e professores para discutir desafios e oportunidades da área através de atividades que complementaram a formação acadêmica e profissional de seus participantes. No total, foram inscritos 200 alunos das instituições organizadoras e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

eesc sema2014 01 site

Composto por palestras, minicursos, mesa redonda e visitas técnicas, o evento foi realizado com o apoio do professor Marcelo Falcão de Oliveira, do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC.

O integrante da comissão organizadora, Guilherme da Silva Maceno, explicou que a parceria com os alunos da UFSCar vem acontecendo pela tradição do curso dessa universidade, tendo em vista que a carreira na EESC terá a primeira turma formada no final de 2014. “A parceria nos dá mais credibilidade perante as empresas e patrocinadores, pois as duas instituições possuem o reconhecimento na excelência do ensino”, destacou.

eesc sema2014 05 sitePara o professor Oliveira é importante o envolvimento dos estudantes na organização da SEMa, pois a execução em si já é um grande aprendizado, na qual os alunos escalam uma equipe de trabalho com divisão de tarefas para planejar e executar cronogramas, contatar pessoas e empresas, patrocinadores, além de realizarem a gestão financeira, e aprenderem lidar com imprevistos.

“É um aprendizado único e que certamente contribui para a formação dos nossos engenheiros, que no futuro terão que lidar com a organização de projetos e equipes de trabalho”, ressaltou Oliveira.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques