Cinco estrelas: excelência dos cursos da EESC é reconhecida em rankings nacionais
08 de setembro de 2014

selo cinco estrelas eesc siteForam classificados com cinco estrelas os cursos de engenharia aeronáutica, ambiental, civil, mecatrônica, mecânica, produção, elétrica e de computação, este último oferecido conjuntamente com Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. A engenharia de materiais não foi avaliada por ser uma carreira nova e que formará a primeira turma no final deste ano.

A análise se dá através de pesquisa com coordenadores dos cursos, que levantam informações sobre titulação do corpo docente, produção científica, infraestrutura, entre outras. Os avaliadores do Ministério da Educação também emitem seus pareceres, classificando os cursos em conceitos.

Segundo o diretor da EESC, professor Geraldo Roberto Martins da Costa, a avaliação reflete a excelência da instituição. “Ter todos os cursos avaliados com a nota máxima por esse Guia reflete a qualidade do trabalho realizado na nossa Escola ao longo de seus 61 anos de existência. Essa é a nossa melhor resposta à sociedade paulista que, por meio de seus impostos, possibilita a manutenção das condições adequadas de infraestrutura para a formação de cidadãos devidamente qualificados para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente”, afirmou.

Esta é a 24º publicação do Guia, que poderá ser adquirida nas bancas a partir do dia 10 de outubro.

USP em destaque

eesc ruf siteOs cursos de graduação da EESC também estiveram entre as carreiras mais bem avaliadas no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2014, publicado hoje, dia 8.

A Folha avaliou as 40 carreiras com mais ingressantes no país com relação à qualidade de ensino e o mercado de trabalho. Dentre as áreas que obtiveram destaque, a USP foi considerada a melhor universidade do país nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e civil, cursos que são oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e também pela Escola Politécnica, em São Paulo.

eesc ruf logo siteOs dados que compõem os indicadores do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em periódicos científicos, em bases do Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. A avaliação tem o objetivo de oferecer resultados que ajudem alunos a escolher seus cursos e permitam que instituições se comparem umas com as outras.

“A USP se consolida como a melhor universidade do Brasil nessa nova edição do RUF, assim como se despontam a Unicamp e a Unesp, para citar somente as universidades estaduais paulistas. Isso mostra que, embora seja necessário buscar a melhoria na gestão, a USP mantém alta a qualidade do ensino e da pesquisa”, afirmou o diretor da Escola.

Confira a publicação completa da Folha clicando aqui.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC