EESC recebeu alunos do ensino médio em visita monitorada
02 de setembro de 2014

eesc visita monitorada usp e as profissoes 16 site

Ações como essa constituem um dos eixos do programa USP e as Profissões, promovido pela da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e têm como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias para a escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

Os estudantes foram recepcionados no Anfiteatro Jorge Caron da EESC pelo professor Eduardo Nobuhiro Asada, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, e o suplente do presidente da Comissão de Cultura e Extensão, professor Francisco Antonio Rocco Lahr, o qual proferiu uma palestra sobre a Escola, seus cursos de graduação e grupos de extensão, além de falar sobre as atividades de prestação de serviços à comunidade, promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

“Para os alunos a visita é uma ótima oportunidade para conhecer as diversas opções que a Escola e a Universidade oferecem, além de saberem mais sobre os cursos de engenharia e vivenciarem um pouco do ambiente acadêmico, facilitando assim a escolha da profissão”, comentou Rocco.

eesc visita monitorada usp e as profissoes 05 site

Em seguida, os estudantes foram até a área externa do Bloco E-1 onde puderam conhecer os grupos de extensão da Escola – Baja, Semear, Formula e Warthog – e ver a exposição dos projetos desenvolvidos, além também de conversarem com os coordenadores de alguns cursos. No restante da visita, os alunos conheceram os departamentos da EESC, suas salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura disponível nos campus 1 e 2.

eesc visita monitorada usp e as profissoes 19 sitePara a orientadora educacional do Colégio Adventista de São Carlos, Roseli de Oliveira Raiz, a importância em participar da visita se dá pela oportunidade que os alunos têm para conhecer a grande estrutura da Universidade, bem como ter o contato com os professores e a visão do campo de trabalho. “A visita pode ajudar muito na decisão de escolha dos alunos”, afirmou.

O estudante Renê Pereira da Silva, de 18 anos, está no terceiro ano de ensino médio e considera importante a visita monitorada como um momento de tirar dúvidas sobre os cursos e conhecer melhor as áreas de atuação. “Visitando os departamentos, se tem uma ideia mais ampla sobre o curso do que por meio de pesquisas teóricas. Fiquei satisfeito em ver a disposição dos professores em nos apresentar as estruturas, os laboratórios e até mesmo as grades curriculares, principalmente da Engenharia de Produção que é o curso do meu interesse”, destacou.

Os interessados em participar das visitas monitoradas podem se inscrever pela internet, após a divulgação do calendário de atividades no inicio do ano, de março a novembro. As vagas são limitadas, portanto é necessário observar os períodos de inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site prceu.usp.br/uspprofissoes/unidades/eesc.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/usp_profissoes{/gallery}