Alunos da Engenharia Ambiental conquistam primeiro lugar em desafio da Votorantim Metais
20 de agosto de 2014
eesc premio votorantim 01
Os alunos da EESC Guilherme Romeiro, à esquerda, e Petry Melo, à direita.

Os estudantes tiveram conhecimento do concurso através do Clube de Empreendedorismo de São Carlos, e o interesse em participar veio da motivação em aprender novas técnicas na área de negócios. O desafio proposto intitulado Como aumentar o uso do Zinco no agronegócio e na saúde humana? teve como objetivo reunir projetos criados por alunos com novas propostas para expandir uma cultura sobre a necessidade e os benefícios do minério nos segmentos do agronegócio e da saúde humana. Como solução, eles desenvolveram o projeto de uma sacola biodegradável rica em zinco.

A criação consiste em um ciclo de aproveitamento que pode atender diversas necessidades e propor uma boa utilização para as sacolas. No agronegócio, o material poderia proporcionar ao solo uma maior concentração do micronutriente, que é essencial no crescimento de plantas e frutos. Na saúde humana, o consumo de alimentos ricos em zinco promove importantes benefícios à estética e à regulação de nutrientes no organismo, segundo Melo.

“Foi muito interessante participar do evento, pois tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais da atuação da empresa e do ambiente de trabalho, com destaque do incentivo ao empreendedorismo”, explicou o aluno.

A equipe recebeu R$ 5 mil pela primeira colocação, que foram entregues no dia 3 de junho de 2014 em um evento de premiação no escritório da Votorantim, com representantes da empresa. Foram avaliados 39 projetos e os ganhadores foram nomeados em abril.

Melo comentou que ficou surpreso com o primeiro lugar, pois, mesmo sabendo que o projeto enviado era bastante inovador e de qualidade, ele estava concorrendo com vários trabalhos no mesmo nível. “O prêmio foi muito importante, pois pudemos reconhecer a capacidade empreendedora dos participantes e as instituições que valorizam isso”, afirmou.

Como parte do prêmio, no último dia 7 de agosto a dupla vencedora foi conhecer a unidade produtiva da Votorantim em Juiz de Fora. Na ocasião os convidados puderam conhecer um pouco sobre a cultura e os valores da empresa, outras unidades, produtos e processos, além dos projetos e políticas de responsabilidade social e ambiental.

“A visita foi muito proveitosa, como graduando em engenharia ambiental me interessei bastante pelo processo de controle de emissão de gases, assim como as suas diferentes matrizes energéticas e disposição dos resíduos gerados. Com a visita, foi possível ter uma noção concreta e importante do que ocorre na indústria”, destacou Romeiro.

Os estudantes ressaltaram a importância de concursos como esse por ser um incentivo aos universitários exporem suas ideias inovadoras, utilizando as técnicas aprendidas na Universidade e o raciocínio para a solução de casos reais. “Participando os alunos podem ter noção do que ocorre fora do ambiente acadêmico e quais são os problemas enfrentados pelas empresas. Além disso, o incentivo é ainda maior quando existe um reconhecimento pelo trabalho realizado”, comentou a dupla.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC