Docentes da EESC coordenam três áreas de avaliação de pós-graduação da Capes
20 de agosto de 2014

Foram nomeados os docentes Murilo Araújo Romero, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, para área de Engenharias IV; Eduardo Cleto Pires, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, para área de Engenharias I; e Francisco Antônio Rocco Lahr, do Departamento de Engenharia de Estruturas, para área de Materiais. Todos passaram a exercer a função desde o dia 18, com mandato de três anos (2014 - 2016).

“Acredito que a nomeação de três professores é muito importante para Escola, pois só a partir de um bom trabalho de pesquisa e pessoas que se envolvam institucionalmente é possível obter um destaque como esse. Como integrante da Instituição, fico satisfeito e mais disponível para me dedicar à relevante ação em nível federal”, ressaltou Rocco.

Os docentes foram convidados a apresentar um relatório de trabalho sobre cada área designada, o qual fundamentou a análise e a seleção realizada pelo Conselho Superior da Capes em sua 66º reunião, ocorrida no dia 31 de julho.

Com essas nomeações os professores passaram a ser responsáveis pela gestão e avaliação dos programas de pós-graduação das instituições brasileiras. A coordenação tem o intuito de buscar mais eficiência e adaptar o potencial dos programas, além de discutir novas sugestões para constantes melhorias na produção e formação de pessoas, atendendo às diretrizes e expectativas estabelecidas pela Capes.

“Considero que essa designação representa um reconhecimento não só da minha trajetória acadêmica, mas sim, principalmente, da qualidade e excelência do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que obteve nota 7 na última avaliação trienal da Capes, e da própria EESC com um todo”, afirmou Romero.

A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel essencial na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil. Além disso, o sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Ainda, os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento.

Para os docentes, as nomeações são um reconhecimento pelo trabalho acadêmico realizado e também pela excelente avaliação alcançada pela EESC em seus programas de pós- graduação.  “É uma honra assumir essa coordenação, sendo uma importante posição, por meio do meu trabalho desempenhado e por elevar ainda mais o conceito de excelência da Escola”, definiu Pires.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC