Palestra: Novas estratégias para o tratamento sustentável de águas residuárias
20 de agosto de 2014
Compartilhe:

 

As principais questões que novas abordagens de tratamento de esgoto têm que avaliar incluem a redução do consumo de energia, dos custos capital e operacional e da pegada ecológica – uma medida que traduz em hectares a extensão de território produtivo “utilizado”, em média, pelo processo. A palestra irá focar dois processos: a remoção de sólidos iniciais em estações de tratamento de águas residuárias para minimizar a pegada ecológica e as necessidades de energia de aeração; e a utilização do biosólido para a produção de energia pelo processo de gaseificação.

 

eesc professor gikas site v2O professor Gikas irá apresentar um novo processo de filtração para o esgoto bruto – que consiste em uma tela de correia rotativa, seguida de filtração por areia – e os resultados experimentais utilizados para a estimativa das necessidades de aeração a jusante, obtidos através modelos matemáticos. Também irá discorrer sobre a utilização do resíduo para a produção de energia no local, a partir do processo de gaseificação em temperatura ultra-alta. Os resultados experimentais e os saldos totais de energia serão apresentados para discussão.

 

O evento é gratuito, aberto ao público e não requisita inscrição prévia. A apresentação será realizada em língua inglesa, e mais informações sobre o palestrante podem ser obtidas clicando aqui.

 

A palestra ocorrerá no Auditório da Engenharia Ambiental, localizado no campus 2 da USP em São Carlos, sito à Avenida João Dagnone, nº 1100, no Jardim Santa Angelina.

informação

Juliana Kawanishi Braga, pós-doutoranda. E-mail: jukawanishi@gmail.com


Veja também