Primeiro Workshop Latino-Americano de Bio-Hidrogênio recebe pesquisadores internacionais
23 de julho de 2014

O Workshop é de caráter multidisciplinar e tem por objetivo apresentar os mais recentes avanços na área de biotecnologia para a produção de bio-hidrogênio, além de contar com a presença de palestrantes de diversos países como Uruguai, Chile, México, Argentina, Brasil e Portugal.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento da EESC e membra do projeto, professora Maria Bernadete Varesche, afirmou que o objetivo do evento é expor ao público as novidades que estão sendo desenvolvidas nessa linha de pesquisa, como também as alternativas de processos de bio-hidrogênio. “A troca de conhecimentos nos motivou a reunir os pesquisadores que atualmente estão envolvidos na rede de estudos para apresentarem suas contribuições e inovações.”, relatou a docente.

A realização do Workshop em São Carlos deve-se ao desenvolvimento do projeto temático de Produção de Bioenergia no Tratamento de Águas Residuárias e Adequação Ambiental dos Efluentes e Resíduos Gerados que destacou a participação de docentes do campus da USP em São Carlos, da Escola de Engenharia Mauá (EEM), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) na rede latino-americana de bio-hidrôgenio.

Os avanços alcançados nos últimos anos na área de tratamento biológico de águas residuárias municipal e industrial vêm sendo sustentados por pesquisas básicas e aplicadas que envolvem, principalmente, aspectos fundamentais dos processos e o desenvolvimento de biorreatores inovadores.

Essa abordagem permite que a água residuária seja considerada como matéria-prima para um processo biotecnológico que pode gerar energia e produtos de alto valor agregado, além de cumprir com a função primordial de controle da poluição ambiental.

O evento terá o formato de palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Mais informações podem ser obtidas através do site do 1º Workshop de Latino-Americano de Bio-Hidrogênio.